Destaques Geral Local Municipios Política

Em Floriano, Wellington lidera para senado e Rafael cresce para governador

Pesquisa do Instituto Estimativa em Floriano e divulgada pelo Jornal O Dia nesta segunda-feira, 25, mostra o crescimento acentuado da pré-candidatura de Rafael Fonteles (PT) para o Governo do Estado e Wellington Dias liderando com folga para o Senado na preferência do eleitor do município.

Na pesquisa estimulada para o Senado, o governador teria 44,33% dos votos dos florianenses se a eleição fosse hoje. Joel Rodrigues vem atrás com 16,33%, seguido de Mão Santa (13%) e Gessy Fonseca (0,67%). Nenhum/branco/nulo somam 16% e Não sabe/Não opina, 9,67%.

Na pesquisa estimulada para governador, em que o entrevistado é informado dos nomes dos pré-candidatos, Rafael Fonteles aparece com 24% das intenções de voto; Silvio Mendes (PSDB), com 23,67%; Iracema Portela (PP), com 6,67%; e Gessy Fonseca (PSC) não pontuou. Vinte e dois por cento disseram que votarão em nenhum deles ou anularão o voto, enquanto 23,67% disseram não sabe ou não quiseram opinar.

Nas simulações em confronto direto com Iracema Portela, as intenções de voto para Rafael Fonteles saltam a 65,67% quando o entrevistado é informado de que o secretário de Fazenda é o candidato apoiado pelo ex-presidente Lula e por Wellington. A deputada, apoiada pelo presidente Bolsonaro e pelo senador Ciro Nogueira, é citada por 10,33% e 10% dos entrevistados, respectivamente.

No confronto direto com Silvio Mendes, Rafael Fonteles apresentado como candidato do governador Wellington, vai a 63,33%. Já o ex-prefeito de Teresina, apresentado como candidato do senador Ciro, fica com 14,33%. Nenhum/branco/nulo somam 14,67% e Não sabe/não opina, 7,67%.

IRACEMA TEM A MAIOR REJEIÇÃO – Entre os pré-candidatos a governador, Iracema Portela é a que detém maior rejeição entre o eleitorado florianense – 12,33% dos entrevistados disseram que não votam nela de jeito nenhum. Gessy Fonseca tem 3,33% de rejeição; Rafael Fonteles, 3%; e Silvio Mendes, 1,33%.

Governador Wellington Dias tem aprovação de 68% e 77% do eleitorado do município diz votar em Lula para presidente da república77% do eleitorado do município diz votar em Lula para presidente da República

A análise dos números da avaliação do governador Wellington Dias e do presidente Bolsonaro revela por que a população de Floriano prefere Joel Rodrigues ao lado do petista. O governo de Wellington é aprovado por 68% dos eleitores pesquisados, com índice de ótimo e bom de 48%, e reprovado por 30%.

Já o governo Bolsonaro tem aprovação de apenas 16,67% e reprovação de 82%, e é considerado ruim e péssimo por 77% dos entrevistados. A administração de Joel Rodrigues é aprovada por 54,67% e reprovada por 43,33% dos eleitores de Floriano, mas apenas 35% dos entrevistados classificam o governo dele de ótimo e bom, enquanto 37% dizem que ele faz uma gestão ruim e péssima.

De acordo com a pesquisa, o eleitorado de Floriano também é majoritariamente favorável à volta de Lula ao poder em 2022. Do total de entrevistados na pesquisa estimulada, 77,67% disseram que votarão em Lula para presidente, contra 11,33% que preferem reeleger Bolsonaro. Outros 3,33% dizem que votarão em Ciro Gomes (PDT), e 0,67% em João Doria (PSDB).
Nenhum, branco ou nulo somam 4,67% e não sabe ou não quis opinar, 2,33%.

Bolsonaro também é o candidato mais rejeitado pelo eleitor de Floriano – 64,67% dizem que não votam nele de jeito nenhum, enquanto apenas 5,67% disseram não votar em Lula.

A pesquisa do Instituto Estimativa foi realizada entre os dias 18 e 20 de outubro com uma amostra de 300 eleitores do município de Floriano.

Fonte: Instituto Estimativa/Jornal O Dia