Destaques Geral Local Política

Em Brasília, secretário de Educação debate retorno das aulas presenciais

O Secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, participou de reunião híbrida do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), nesta terça-feira (20), em Brasília, para debater sobre o retorno às aulas presenciais e vacinação de estudantes. O encontro contou ainda com a contribuição de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Os gestores fizeram uma avaliação sobre os riscos, as realidades regionais e a adoção dos protocolos de segurança sanitária para proporcionar um ambiente seguro em vista da retomada. Ao final da pauta, os representantes das instituições se comprometeram a elaborar uma carta, em parceria, para orientar sobre o retorno das aulas presenciais em todo o país.

Ellen Gera destacou aos demais secretários de Educação que o Piauí vem avançando em relação à pandemia da Covid-19. “Demos mais um passo à frente na imunização. Hoje anunciamos que os adolescentes de 12 a 18 anos, que tenham comorbidades específicas, vão ser vacinados contra Covid-19 no Piauí. Muitos destes jovens estão matriculados na rede e, com a vacinação, eles poderão voltar ao chão da escola, quando esta for reaberta para recebê-los”, comemora.

De acordo com o gestor, toda a rede está em grande movimento, fazendo a escuta com pais, estudantes e profissionais da Educação. “Estamos preparando os protocolos de biosegurança para que seja possível, agora no mês de agosto, voltarmos das férias e nos encontrarmos no ambiente escolar”, disse.

Por meio do Programa de Autonomia, Cooperação das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino do Piauí (Pactue), foram destinados recursos para que as escolas piauienses fizessem aquisição de equipamentos de proteção individual, álcool em gel, termômetros, tapetes sanitizantes, produtos de limpeza, realização de desinfecção do ambiente escolar, além da sinalização do prédio com informações dos protocolos de segurança a serem seguidos.

“Somente neste ano, a Seduc já creditou mais de R$ 8 milhões em recursos para as escolas realizarem a higienização do espaço físico, estabelecendo condições sanitárias adequadas no combate à pandemia da Covid-19. Tudo isso para garantir o acolhimento seguro de estudantes, professores e funcionários”, garantiu Ellen Gera.

Participaram do encontro, de forma presencial, os secretários Vitor de Angelo(ES), Adriana Aguiar(TO), Alexandre Valle(RJ), Alan Porto(MT), Suamy Vivecananda (RO), Barradas (Adjunto-AM) e Socorro Neri(AC).

Jogo do Poder

Fonte: Seduc