Destaques Geral Local Política

Eleição histórica – Com mais de 93 mil votos de diferença, Dr. Pessoa é o prefeito eleito de Teresina

O emedebista alcançou um percentual histórico de 62,31% dos votos apurados. O seu oponente, Kleber Montezuma, 37,69%. A diferença em prol de Dr. Pessoa é de mais de 90 mil votos

Com 100% das urnas apuradas, Dr. Pessoa, do MDB, é o novo prefeito eleito de Teresina, obtendo um percentual histórico de 62,31% dos votos dos teresinenses, conquistando um total de 236.339 votos. O seu oponente, Kleber Montezuma, do PSDB, chegou a 37,69% dos sufrágios, alcançando 142.941 votos. A diferença em prol do candidato do MDB é de 93.398 votos, o que representa um percentual de 24,62%.

Dr. Pessoa votou logo cedo na manhã deste domingo (29) e foi para casa, de onde acompanhou, a partir das 17 horas, todo o processo de apuração. Quando foram divulgados os números finais da apuração, ele saiu para a frente da sua residência, onde cumprimentou uma multidão de apoiadores e eleitores que o aguardavam. Ele agradeceu a Deus pela vitória e ao povo, que atendeu a seu chamado por “mudanças” e para uma gestão mais humanizada.

Com a sua vitória, Dr. Pessoa consegue quebrar um ciclo de 34 anos de comando tucano na cidade de Teresina. O próprio candidato oponente, Kleber Montezuma, reconheceu que esse discurso de campanha da oposição sobre necessidade de mudança foi fundamental para consolidar a vitória de Dr. Pessoa e desejou o emedebista uma boa gestão frente à prefeitura de Teresina.

O atual prefeito Firmino Filho (PSDB), que termina no final deste ano o seu quarto mandato, também reconheceu haver “fadiga de material” na gestão tucana na capital, significando dizer que a população já não conseguia se enxergar contemplada pelas administrações do PSDB. Ele até pediu desculpas pelos erros cometidos pela gestão tucana em Teresina. O prefeito também desejou uma boa gestão para Dr. Pessoa e que, a partir desta segunda-feira, um grupo de gestores das mais diversas pastas estará à disposição da equipe de transição do prefeito eleito.

O vice-prefeito eleito, Robert Rios (PSB), disse que vai cumprir, a partir desta segunda-feira, uma grande missão dada por Dr. Pessoa, que é a de examinar todos os procedimentos da atual gestão, com o fim de construir um relatório sobre as ações da administração tucana. “O que estiver correto, vamos aplaudir. O que estiver errado, vamos chamar o Ministério Público”, disse.

Dr. Pessoa, de sua casa, seguiu para o comitê da campanha, na zona Leste de Teresina, onde outra grande multidão o aguardava para comemorar junto com ele essa vitória. No local, uma mistura de representantes partidários, tanto do PT, como do PSD, PSC, Solidariedade e de outros partidos que marcharam com candidaturas próprias no primeiro turno, mas aderiram à candidatura do emedebista no segundo turno.

Dr. Pessoa garantiu, mais uma vez, que sua gestão será voltada para atender os anseios da população que mais precisa do poder público. Sua equipe, segundo ele, será formada por técnicos capacitados para participar de uma gestão atendendo a um plano de governo construído junto com a população.

Nesta segunda-feira, 30, a equipe transição nomeada por Dr. Pessoa começa a trabalhar no sentido de colher informações junto à gestão atual, para ir construindo planos para serem efetivados a partir dos primeiros dias de governo em 2021.

Redação