Destaques Geral Local Política

EJA estabelece parceria com IFPI para oferecer cursos profissionalizantes

Desenvolver o ensino integrado à profissionalização de Jovens e Adultos. Este foi o objetivo da reunião realizada na manhã desta sexta-feira(25), entre o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, e o secretário executivo de Ensino, professor Kleytton dos Santos, junto com a equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação (Semec), com representantes do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI), unidade zona sul de Teresina, na formalização de parceria.

A parceria é de fundamental importância para o fortalecimento da modalidade. Segundo o coordenador da Divisão da Educação de Jovens e Adultos – EJA da Semec, professor Francisco Rodrigues serão ofertados cursos, dentre eles: auxiliar de manutenção predial, pizzaiolo, salgadeiro, artesão de pintura de tecido, auxiliar de conservação de acervo e cadista para construção civil.

Os cursos terão carga horária entre 160 a 200h/a e podem ser escolhidos durante a matrícula da EJA, que acontecem nas próprias escolas municipais que oferecem a modalidade. Através da EJA, o aluno pode concluir todo o Ensino Fundamental em 4 anos e, através da parceria, sair qualificado para o mercado de trabalho.

O secretário, professor Nouga Cardoso disse que a EJA traz a possibilidade de conhecimentos para além do letramento. “É desejo do prefeito Dr. Pessoa que aqueles que já têm uma profissão possam ser capacitadas no seu processo educacional, passando por cursos de reciclagem, e aquelas que não possuem profissão possam agregar junto aos estudos um ofício”, declara o secretário.

A Semec discute também a ampliação da oferta de cursos profissionalizantes com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Colégio Técnico, e com a Fundação Wall Ferraz. “A meta para 2022 é que consigamos beneficiar 1.500 alunos com essas parcerias”, ressalta o coordenador da EJA municipal.

Fonte: Semec

Related Posts