Destaques Geral Local Política Video

Dr. Pessoa, técnicos e deputado visitam área onde será construído o Hospital da Mulher

É objetivo da atual gestão da Prefeitura de Teresina garantir uma estrutura completa de atendimento à mulher

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), já iniciou os encaminhamentos para a realização do seu projeto de criação do Hospital da Mulher, que será construído em terreno localizado na zona Sul da capital. As obras serão realizadas pela Prefeitura de Teresina, em parceria com o Governo Federal. Além do prefeito, técnicos, representante do Governo do Estado e o deputado estadual Henrique Pires, do MDB, realizaram, semana passada, visita técnica ao local onde será construído o estabelecimento hospitalar, nas proximidades do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que integra a Rede Municipal de Saúde.

A obra é uma prioridade da gestão de Dr. Pessoa: “Eu sempre disse que gostaria de construir o Hospital da Mulher e o Hospital do Idoso. Eu andei em cinco capitais e vi um modelo ótimo em Pernambuco (capital, Recife). Vamos construir, deste ano ao ano que vem, o Hospital do Idoso e o Hospital da Mulher, para esses dois segmentos da sociedade que merecem o respeito de qualquer gestor”, disse o prefeito.

Veja reportagem sobre a visita (TV Assembleia)

É objetivo de Dr. Pessoa garantir uma estrutura completa de atendimento à mulher, com uma rede que inclui um núcleo de amparo feminino. “No hospital, as mulheres terão tratamento humanizado, específico e rede de amparo de urgência e emergência voltadas para o tratamento de agressões sofridas no âmbito da violência doméstica. Será também um espaço para o cuidado psicossocial”, explicou o prefeito.

O deputado Henrique Pires destacou a importância dessa obra e as ações que vem empreendendo para garantir à Prefeitura os recursos necessários para a realização da obra: “Estou aqui como engenheiro, como deputado estadual, como uma pessoa que deixou, Graças a Deus, portas abertas em Brasília”, salientou. O parlamentar já exerceu cargos importantes no âmbito federal, a exemplo da Fundação Nacional de Saúde (FNS), instituição que presidiu em duas ocasiões.

“Juntamente com a bancada federal e com ilustres piauienses que lá (Brasília) hoje residem, vamos alocar esse orçamento, para que com as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, este ano a gente possa lançar o edital de licitação dessa obra importantíssima para Teresina e para o Piauí”, salientou o deputado Henrique Pires.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, médico Gilberto Albuquerque, também participou da visita e ressaltou a localização do novo hospital: “Estrategicamente, é o melhor lugar, é no cruzamento de avenidas e BRs onde os deslocamentos acontecem mais rapidamente. Daí a importância, também, porque já tem a proximidade do HUT, o que é um ponto de referência conhecido, e a rede de apoio hospitalar ficando próxima, é muito melhor para todos os servidores e para distribuição de equipamentos, quando for necessário, tornando tudo mais fácil”, frisou.

Representante do Governo do Estado na visita técnica, o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade, Alderico Tavares, falou da necessidade de mais esse empreendimento em Teresina. “Os 150 leitos previstos para o Hospital da Mulher vão ajudar muito a gestão da saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), haja vista que a única referência no estado seria a Maternidade Dona Evangelina Rosa, que já tem mais de 40 anos, com o governo estadual já garantindo uma nova obra em 2021. Essa obra (Hospital da Mulher) é importante para a capital e para o estado”, concluiu.

Redação Jogo do Poder