Destaques Geral Local Política

Dr. Pessoa se reúne com o Conselho Municipal de Saúde e discute melhorias para o serviço em Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, se reuniram, na manhã desta quinta-feira (21), com os membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), instância administrativa composta por representantes do poder público e da sociedade civil que, dentre outras coisas, é responsável por formular estratégias e controlar a execução da política de saúde da capital.

Na oportunidade, o chefe do poder executivo ressaltou o importante papel do colegiado como ferramenta de regulação e fiscalização dos serviços prestados à população. “Não se faz uma saúde pública de qualidade sem ações de controle, interno e externo. Quero trabalhar em parceria com todos os conselheiros, tratando os assuntos de maneira ordeira e republicana, pensando sempre no usuário deste serviço”, disse Dr. Pessoa.

O CMS é formado por 64 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes. A distribuição das vagas é proporcional, ou seja: 50% usuários, 25% trabalhadores da saúde e 25% prestadores de saúde e gestores. Os conselheiros atuam no controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), colaborando na construção de políticas públicas para a saúde e contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à população.

“É fundamental a instalação dos conselhos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais municipais da nossa cidade, pois ele é o olhar não apenas da gestão, mas também do prestador dos serviços e, principalmente, do usuário, que pode fiscalizar, opinar e sugerir melhorias na rede”, destacou Gilberto Albuquerque.

Outras atribuições do Conselho também são a avaliação, acompanhamento e fiscalização da programação e execução orçamentária e financeira do Fundo Municipal de Saúde, bem como a aprovação, a cada quatro anos, do Plano Municipal de Saúde.

Jogo do Poder

Fonte: Semcom