Destaques Geral Local Política

Dr. Pessoa pleiteia recursos em ministério para custeio da saúde e construção do Hospital da Mulher

Um dos grandes destaques da agenda do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), em Brasília, durante esta semana, foi a reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que ocorreu nesta quinta-feira (16), e para o qual mostrou a necessidade de recursos para custeios na área e o projeto de construção do Hospital da Mulher.

O prefeito estava acompanhado do secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, que foi ministro e deputado federal, com grande trânsito nos mais diversos ministérios em Brasília. Também estavam com o prefeito os três senadores piauienses: Marcelo Castro (MDB), Elmano Férrer (PP) e Ciro Nogueira (PP). O médico piauiense José Lira também participou do encontro a convite do prefeito.

Sobre custeios, Dr. Pessoa relatou ao ministro a dificuldade que o município tem tido em arcar financeiramente com os custos da saúde. Ele explicou que a cidade de Teresina atende grande parte de pacientes do interior do Piauí e ainda recebe pessoas vindas de outros estados, principalmente das regiões Norte e Nordeste do Brasil, obrigando a prefeitura a investir 53% da receita corrente líquida do município só em saúde.

“Relatamos ao ministro a situação enfrentada pelo município em relação ao custeio da saúde pública e pedimos um auxílio nessa área, pois está ficando cada vez mais difícil financeiramente, principalmente devido ao aumento de investimentos no setor por conta da pandemia do coronavírus”, explicou o prefeito.

Hospital da Mulher

Com mais de 100 leitos, o projeto arquitetônico do Hospital da Mulher já foi amplamente discutido e aprimorado pela gestão do prefeito Dr. Pessoa. O principal objetivo do centro de saúde é o atendimento especializado feminino em todos os níveis, incluindo assistência nas áreas de psicologia, psiquiatria e proteção contra a violência.

A implantação do Hospital da Mulher foi uma das principais propostas de campanha eleitoral do então candidato a prefeito Dr. Pessoa, em 2020. Segundo o agora prefeito, o seu desejo é que a obra saia do papel o mais breve possível.

“É meu compromisso com as mulheres teresinenses. Elas merecem um espaço onde serão acolhidas, protegidas e receberão suporte de saúde, assistência e jurídico”, comentou o prefeito.

O projeto arquitetônico revela que a obra terá cerca de 6 mil metros quadrados de construção. Dessa forma, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), órgão da Prefeitura de Teresina, irá ampliar e qualificar o atendimento das mulheres na rede municipal de saúde. Outra preocupação seria o corpo clínico especialista em tratamento de mulheres que estivessem sob violência sexual, contando, inclusive, com uma das primeiras urgências ginecológicas da região.

O Hospital da Mulher deverá abrir cerca de 120 leitos, além de ofertar serviços e ações nas áreas de ginecologia, mastologia, oncologia diagnóstica, reprodução assistida e assistência psicológica e psiquiátrica a mulheres vítimas de violência doméstica e sexual.

Para o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, a construção do Hospital da Mulher é de suma importância por conta da abrangência e cuidados que serão disponibilizados para as mulheres da Grande Teresina. “Tudo está sendo discutido para que as mulheres tenham todos os atendimentos possíveis e em todos os níveis. Essa foi um promessa de campanha e será cumprida no que depender da gente.”

Jogo do Poder

Related Posts