Destaques Geral Local Política

Dr. Pessoa destaca programas para colocar Teresina como polo de geração de emprego e renda

O candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr. Pessoa, afirmou que nunca foi implementado na capital um grande programa de geração de emprego e renda. “Vou criar linhas de crédito para o pequeno empreendedor iniciar ou desafogar seu negócio, além de cursos de capacitação em toda a cidade. Também vamos implementar a Política Municipal de Economia Solidária e fortalecer o Banco Popular”, adiantou.

Dr. Pessoa disse que a Política Municipal de Economia Solidária visa fortalecer empreendimentos locais, favorecendo o desenvolvimento de novos negócios e a geração de emprego e renda. A proposta, segundo o candidato, objetiva ampliar o programa de incentivos à economia solidária com crédito inclusive do Banco Popular de Teresina, bancos particulares que trabalhem com microcrédito e as instituições públicas que promovem a capacitação de mão de obra. O propósito é fazer com que surjam novos negócios tanto para empreendimentos urbanos como rurais.

Dr. Pessoa salientou que vai ampliar os serviços e modernizar o Banco Popular de Teresina, para que ele se transforme em um ente de apoio ao empreendedor teresinense. A proposta visa fortalecer as ações do banco na oferta de crédito às micro e pequenas empresas na capital.

O emedebista fala ainda que vai criar os polos gastronômicos de Teresina com infraestrutura, inovação, eventos e profissionalização para o desenvolvimento da cadeia produtiva ligada à alimentação e à gastronomia. “Teresina tem essa vocação. E essa iniciativa tem por objetivo contribuir para o fortalecimento do setor na cidade, com o fim de favorecer o surgimento de novos negócios e, consequentemente, a geração de emprego e renda em Teresina”, acentuou.

O candidato ressaltou também a ampliação da atuação da Lei de Compras Governamentais junto aos micro e pequenos empreendedores, principalmente, criando os incentivos para aumentar a demanda por bens produzidos localmente, como os insumos para merenda escolar, entre outros, propiciando emprego e renda na cidade.

O candidato falou ainda em avançar com projetos de PPPs (Parcerias Público-Privadas) para subsidiar os investimentos em infraestrutura para Teresina e criar um programa de atração de investimentos e fomento a novos negócios em Teresina.

Dr. Pessoa disse que vai melhorar a infraestrutura de apoio dos distritos industriais de Teresina com asfalto, saneamento, energia, água e conectividade, de modo a garantir a competitividade das empresas estabelecidas nesses locais.

Sua gestão também visa a criação de novos incentivos para a expansão do Polo Cerâmico de Teresina atendendo às demandas locais, nacionais e internacionais. Além disso, destacou investimento em programas de capacitação dos micro, pequenos e médios empresários, em parceria com instituições como SEBRAE e Sistema “S”, entre outras, em todas as áreas, com vistas a fortalecer as empresas locais, garantir e ampliar o número de empregos formais.

O candidato marcou no seu plano de governo a criação da Rota dos Sítios de Teresina, apoiando o ecoturismo doméstico e a geração de emprego e renda na cidade. Além de estabelecer ampla política de adensamento e ampliação da competitividade dos principais arranjos produtivos da cidade. Nesse sentido, Dr. Pessoa destacou a implantação da Política Municipal de Economia Criativa, no sentido de favorecer o desenvolvimento da indústria cultural e artística.

Desenvolvimento rural

Dr. Pessoa garantiu que, sendo eleito, vai criar o Plano de Desenvolvimento Rural, com o propósito de priorizar a agricultura familiar, contemplando a capacitação dos produtores, além de assegurar a infraestrutura local, os equipamentos a serem utilizados no processo produtivo e a identificação de produtos locais de maior potencial de produção. A proposta visa também estimular a criação e o fortalecimento das cooperativas já existentes.

O candidato garantiu a criação de pelo menos 30 campos agrícolas na zona rural de Teresina com o objetivo de aumentar a produção local de alimentos. “Não é admissível que os campos agrícolas de Teresina só produzam meio por cento do que a população consome. Temos que rever isso e criar mecanismos e incentivos para que o homem e a mulher do campo possam produzir mais, e a população seja beneficiada com produtos da própria terra, mais saudáveis e com preços mais acessíveis”, disse.

Pensando nisso, segundo o candidato, foi incluído no seu plano de governo a implementação de um programa de apoio técnico ao pequeno produtor para que ele consiga acesso a linhas de crédito bancário por meio do Banco Popular de Teresina para alavancar seu negócio.

Dr. Pessoa disse que vai reformar o Mercado do Peixe de Teresina, aumentando a quantidade de espaços de vendas, priorizando os pequenos ofertantes e melhorando as condições sanitárias do local. “Se não for possível, vamos construir um novo mercado após consulta pública”, sublinhou, sinalizando ainda a criação de um centro misto de beneficiamento do pescado e de carnes, agregando valor aos produtos e impulsionando o desenvolvimento da produção local.

Outra área que Dr. Pessoa pretende atuar é na feira de exposição do produtor de Teresina. “Vamos criar a Feira de Exposições do Produtor de Teresina, incentivando a realização de negócios, contribuindo para um ambiente empreendedor e de melhoria da produção agrícola e da pecuária local”, acentuou.

Redação