Destaques Geral Local Política

Dr. Pessoa debate na Fiepi desburocratização na Prefeitura de Teresina e geração imediata de mil empregos na construção civil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Zé Filho,  e o presidente do Sindicato da Indústria de Construção Civil de Teresina (Sinduscon), Guilherme Fortes, estiveram reunidos com o prefeito de da capital, Dr. Pessoa (MDB), e a equipe econômica do município, ocasião em que trataram sobre a desburocratização da liberação de licenças para alavancar o setor da construção civil com objetivo de possibilitar a geração de mais de mil empregos nos próximos 90 dias.

A reunião atendeu a uma demanda do Sinduscon e do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do Estado do Piauí (Sindicer-PI) e também contou com a presença de presidentes de sindicatos de outros setores da indústria, bem como de diretores da Fiepi.

Zé Filho ressaltou a importância da criação de um canal na prefeitura para acompanhar esses projetos que irão gerar mais de mil empregos.

“Não se trata apenas de uma demanda da construção civil. É mais que isso. É uma questão social. É uma demanda da sociedade. A construção civil tem essa capacidade de gerar empregos de forma mais rápida e contamos com a prefeitura para que possamos empregar mais de mil pessoas em 90 dias”, explicou Zé Filho.

O prefeito Dr. Pessoa considerou a notícia da criação desses empregos como um presente para cidade e anunciou que a prefeitura estará mobilizada para dar agilidade no que for preciso para que a construção civil crie estes postos de trabalho.

O presidente da Fiepi aproveitou também a oportunidade para solicitar ao prefeito a inclusão dos trabalhadores da indústria no grupo de prioridade de vacinação em Teresina, conforme o Plano Nacional de Imunização que trata os trabalhadores deste setor como essencial.

Zé Filho colocou a Fiepi, inclusive, à disposição para firmar uma parceria, em que a equipe do Serviço Social da Indústria (Sesi) possa realizar o serviço de vacinação nas indústrias, a exemplo do que já faz todos os anos com a imunização contra a H1N1. A proposta foi bem recebida pelo prefeito.

Desburocratização já está em andamento com Licenciamento Construtivo Rápido

O prefeito Dr. Pessoa assinou no último dia 9, no Palácio da Cidade, decreto que institui o Licenciamento Construtivo Rápido. Pelo documento, o licenciamento de empreendimentos comerciais de até 200 m² poderão ser liberados em até 48 horas.

O prefeito afirmou que o decreto foi bem discutido em tempo recorde e que isso atrairá os empresários de modo geral para investir no município de Teresina.

“Empresas pequenas, micros que tenham um espaço de até 200 metros quadrados terão seu licenciamento liberado num máximo em 48 horas para iniciar a obra. Para nós, isso é um avanço significativo. Isso ainda é o início de nossa administração, que tem um olhar votado para sociedade de modo geral, para os empresários,  com olhar de desburocratização”, ressaltou o prefeito.

O presidente do Instituto de Previdência Municipal de Teresina (IPMT), Kennedy Glauber, que também está à frente da Presidência da Comissão de Desburocratização da Prefeitura de Teresina, destacou a importância da celeridade na liberação de alvarás desses empreendimentos de até 500 m² para o desenvolvimento de Teresina.

“A partir de hoje, com a assinatura desse decreto, os empreendimentos residenciais unifamiliares em até 500 metros quadrados e comerciais de até 200 metros quadrados vão ser licenciados de forma mais célere. Com isso, vamos conseguir desafogar os processos que estão represados e os empreendedores requerentes vão poder ter seu alvará de construção em até 48 horas”, disse.

“Então, isso é um avanço muito significativo, e esse é a direcionamento do governo do Dr. Pessoa – desburocratizar e simplificar e, desta forma, preparar Teresina para o desenvolvimento de que ela precisa”, destacou Kennedy Glauber.

Jogo do Poder

(Coloboração Fiepi)