GeralMunicipiosPolítica

Diminui número de internados por Covid-19 em Caxias e demanda por oxigênio no Complexo Hospitalar cai mais da metade

Com o avanço da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Caxias, o número de internações e de óbitos segue em queda. Apenas 14 pessoas encontram-se internadas nas unidades hospitalares do município, segundo o Boletim Epidemiológico desta quarta-feira (11). Caxias já vacinou 133.461 doses, das 137.196 que chegaram ao município. No Complexo Hospitalar Gentil Filho, unidade que atende casos de coronavírus no município, o reflexo é sentido, principalmente pela diminuição da demanda por oxigênio na unidade de saúde.

No auge da pandemia, a gestão municipal chegou a utilizar em 24 horas, 21 cilindros de oxigênio e em alguns momentos, a própria Prefeitura de Caxias chegou a buscar oxigênio em Teresina, junto à empresa fornecedora, pois a demanda era muito grande. Hoje, a empresa já voltou a fornecer nos prazos regulares como antes, e a prória empresa vem ao Complexo Hospitar deixar os cilindros de oxigênio duas vezes por semana.

Lívia Sena, diretora do Complexo Hospitalar Gentil Filho, falou sobre a redução do uso de cilindros de oxigênio na unidade. “A princípio quando nós estávamos com o número elevado de casos de covid-19, fazíamos viagens diárias à Teresina (PI) para abastecer a unidade. Hoje já está bem tranquilo, a gente está sendo abastecido com cilindros de oxigênio hospitalar duas vezes por semana. Graças a Deus os casos diminuíram consideravelmente, e está tudo mais tranquilo”, frisou.

A diretora também destacou a diminuição de internações na unidade. “A média de internações de Covid-19 atualmente é de 1 ou 2 pacientes no máximo e não ultrapassamos esse número. Aparecem alguns pacientes na observação, mas não chega a ser internado, são casos bem leves, são medicados e encaminhados para suas residência”, disse Lívia Sena, diretora do Complexo Hospitalar Gentil Filho.

Manoel Santana, enfermeiro da unidade, ressaltou o avanço da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 como o principal fator para a redução de casos no município. “Tem diminuído bastante o número de novos casos de Covid-19, principalmente com o avanço da Campanha de Vacinação. Isso se dá também porque a maioria das pessoas tomaram a primeira e segunda dose, e com isso já estão imunizados”, disse.

Jogo do Poder

Fonte: PMC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo