Destaques Geral Local Política

Dia Nacional do Samba será comemorado com concerto da Orquestra Sinfônica

O samba é um gênero musical oriundo do Rio de Janeiro (RJ) derivando do samba de roda, um tipo de dança de raízes africanas nascido na Bahia, região Nordeste do país. Apesar de ser um gênero musical resultante das estruturas musicais europeias e africanas, foi com os símbolos da cultura negra brasileira que o samba se alastrou pelo território nacional.

No dia 2 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Samba, uma homenagem ao compositor brasileiro Ary Barroso, autor de “Aquarela do Brasil”. Para celebrar a data desse ritmo genuinamente nosso, a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) realiza um concerto especial no Teresina Shopping, localizado no bairro Noivos, na zona Leste da capital.

O concerto “Na Sinfonia do Samba” será dia 2 de dezembro, a partir das 19h30 na Praça de Alimentação do piso superior do Centro de Compras e Entretenimento. O evento terá entrada franca e contará com a participação dos cantores Paula Milena, Beatriz Rainer e Assis Ferreira.

De acordo com o maestro Aurélio Melo, o objetivo do evento é valorizar o ritmo tipicamente brasileiro adequando de forma harmônica com o erudito da OST. “O samba tem algumas peculiaridades que acabam se tornando inerentes ao músico brasileiro. Assim como jazz tem características que só o músico americano tem no sangue, assim é o samba com o brasileiro. Só nós conseguimos passar sua essência natural, pois é algo que já está em nossa alma”, comenta Aurélio Melo, regente da OST, enfatizando ainda que o concerto já havia sido realizado em 2018 e está sendo reeditado devido ao grande sucesso.

A Orquestra Sinfônica é um projeto cultural mantido pela Prefeitura de Teresina, através de um contrato de gestão entre a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e a Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina.

Jogo do Poder

Fonte: FMC