Nesta segunda-feira, 29, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) desenvolve o programa no setor de Serviço Social do Hospital Municipal da Criança, no Parque Piauí. Na manhã desta segunda-feira , foi feito o lançamento do programa na Unidade Básica de Saúde (UBS) Monte Verde, zona Norte. Nos dois locais, o serviço é gratuito para quem deseja parar de fumar.
Na programação desta segunda-feira, teve, às 10h, sessão de acolhimento no Polo de Academia e Saúde da UBS Monte Verde. O tratamento, que dura cerca de um ano, é desenvolvido por médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
A Coordenadora da Regional Norte da FMS, Gardene Lacerda, explica sobre o funcionamento do programa. “Durante um mês será com encontros uma vez por semana às quintas-feiras e depois desse período a cada 15 dias. O tratamento tem terapia comportamental e medicamentos, sendo que a partir de outubro deste ano até novembro de 2023 será desenvolvido com encontros mensais para darmos continuidade a parte de manutenção do tratamento”, explica.
No Serviço Social do Hospital da Criança, no Parque Piauí, o programa existe desde 2010 com taxa de cessação do tabagismo que varia entre 50 a 60%. Mais de 600 pessoas já participaram do programa, já foram formados mais de 60 grupos de tratamento que contam com uma média de 10 pessoas em cada grupo.
A coordenadora do programa no Parque Piauí, Alba Valéria Batista, informa que atualmente tem três grupos em acompanhamento e serão iniciados dois grupos dia 8 de setembro próximo. “O tratamento concilia terapia em grupo e uso de medicamentos”, explica.
Atendimento programa no Parque Piauí
Os interessados em ingressar no tratamento devem procurar a sala do serviço social do Hospital Municipal da Criança, de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.
Podem fazer contato por telefone pelos números 3220-4747 ou 3220-5939.
As reuniões do programa acontecem às quintas-feiras nos turnos da manhã de 8h às 10h e a tarde de 15h às 17h, de acordo com a disponibilidade do paciente.
Fonte: FMS