GeralInternacionaisPolítica

Dia Internacional da Democracia realça papel dos jovens

Neste 15 de setembro, a ONU marca o Dia Internacional da Democracia realçando o papel dos jovens para um avanço democrático considerando as opiniões do grupo na tomada de decisões sobre o futuro. 

Para as celebrações deste ano, a organização adotou o lema “Capacitar a próxima geração: Democracia para a justiça climática.”

Momento de tensão e turbulência

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, sublinha o compromisso das sociedades reconhecendo as diversas ameaças do momento atual marcado pela tensão e turbulência.

Para a ONU, o atual fluxo de informações falsas pode ser uma ameaça para os jovens tidos como “futuros guardiões da democracia”. A meta é promover um “eleitorado empenhado e bem instruído” no centro de sociedades democráticas fortes. 

A organização indica que os jovens vivem em democracias ameaçadas por fatores que vão desde a proliferação da desinformação online, passando pelo aumento do populismo e pelos efeitos desestabilizadores da crise climática. 

O chefe das Nações Unidas considera que o nível atual de propagação de desinformação está “intoxicando o discurso público, polarizando comunidades e minando a confiança nas instituições”.

Sociedade civil, funcionários da ONU e ativistas climáticos

Na sede da organização, o evento para marcar o Dia Internacional da Democracia é organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Democracia e junta representantes da sociedade civil, funcionários e ativistas climáticos.

A ideia é destacar o papel da juventude na promoção do espaço cívico, além de reconhecer a liderança do grupo para fazer avançar a ação pelo clima.

Fonte: ONU News – Imagem: Unsplash/Pyae Sone Htun

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo