Destaques Geral Local Política

Dia da Alfabetização – Prefeitura de Teresina destaca importância da educação como direito de todos

Dia Nacional da Alfabetização é celebrado anualmente no dia 14 de novembro. A data tem como objetivo a consciência sobre a importância do ensino e aprendizagem no Brasil. A data foi criada em 1966, em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1930, conforme o Decreto n° 19.402

No Brasil, 11 milhões de pessoas são analfabetas. São pessoas de 15 anos ou mais que, pelos critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não são capazes de ler e escrever nem ao menos um bilhete simples. 

Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014, que estabelece o que deve ser feito para melhorar a educação no país até 2024, desde o ensino infantil até a pós-graduação, o Brasil deve zerar a taxa de analfabetismo até 2024. 

Nesse Dia Nacional da Alfabetização, a Prefeitura de Teresina destaca a  prioridade que exerce  na promoção da educação infantil. “Mais do que ler e escrever, a alfabetização é um elo entre crianças, jovens, adultos e o mundo. É uma jornada de transformação e um direito de todos.”

Jogo do Poder