Destaques Geral Local Política

Dez dias – Wellington faz apelo à população para cumprimento de medidas até Domingo de Páscoa

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), pede a colaboração de todos para as medidas restritivas que começam nesta sexta-feira, 26 de março. “Antecipamos os feriados para que as pessoas que puderem, permaneçam em casa. Apenas serviços essenciais serão permitidos. Precisamos reduzir o índice de transmissibilidade, e isso só é possível com a ajuda de todos. O Piauí precisa de vocês!”, assinalou.

O governador também agradece à população, que mesmo cansada, vem cumprindo as medidas restritivas, fazendo a sua parte, com o uso da máscara, com o distanciamento, com a higienização e saindo de casa somente quando é necessário. Apelou também para aqueles que, mesmo não acreditando na ciência, colabore: “Até esse Domingo de Páscoa, vamos ficar juntos, vamos ajudar a cumprir os protocolos”.

Wellington Dias realizou novo pronunciamento nesta quinta-feira (25). Na ocasião, foram anunciadas novas medidas que devem ser tomadas para conter a disseminação do novo coronavírus no estado. A ideia é criar um lockdown com duração de 10 dias com funcionamento apenas de serviços essenciais.

“Queremos ampliar os feriados em parceria com a APPM (Associação Piauiense dos Municípios) para que a data do aniversário de cada município do Piauí seja colocada para terça-feira (30)”, disse o governador.

O gestor também afirmou que praias e balneários serão fechados, escolas estarão com aulas suspensas. Os ônibus de turismo que fazem transporte para outras cidades piauienses também terão restrições. As medidas devem durar até o final da Semana Santa, no Domingo de Páscoa, 4 de abril.

Os dois feriados – dia 26 (Nossa Senhora Aparecida) e dia 30 (Corpus Christi) foram aprovados na Assembleia Legislativa.

Veja o calendário:

Dia 26 – feriado Nossa Senhora Aparecida (antecipado)
Dia 27 – sábado – lockdown parcial
Dia 28 – domingo – lockdown parcial
Dia 29 – segunda-feira – dia normal
Dia 30 – terça-feira – feriado Corpus Christi (antecipado)
Dia 31 – quarta-feira – orientação do governo de antecipar aniversários dos municípios – acordo com APPM
Dia 1/abril – quinta-feira – ponto facultativo
Dia 2/abril – sexta-feira – feriado da Semana Santa
Dia 3/abril – sábado – lockdown parcial
Dia 4/abril – domingo – lockdown parcial

Situação do Piauí

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 1.149 casos confirmados e 49 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta quarta-feira (24).

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.319 ocupados, sendo 865 leitos clínicos, 406 UTIs e 48 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 11.507 até o dia 24 de março de 2021.

A Sesapi estima que 191.921 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação

Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 155.347 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 45.450 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br. (Com PH)

Redação