Destaques Geral Local Política

Coordenadoria da Mulher lança projeto Vamos e a campanha Laço Branco nesta segunda (6)

A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM) fará o lançamento do projeto Vamos e campanha Laço Branco, na próxima segunda-feira (6), às 9 h, no auditório da SeadPrev.

O projeto Vamos é uma parceria com o Banco Mundial e propõe-se a refletir sobre o tema de gênero na sociedade. O objetivo da ferramenta é promover, de forma interativa, as questões das normas sociais geradoras das desigualdades entre homens e mulheres. Na primeira etapa de implementação do projeto Vamos, estão sendo selecionados funcionários estaduais de órgãos setoriais que compõem as Redes de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência, lideranças comunitárias e organizações da sociedade civil. Estes serão multiplicadores do projeto. As oficinas serão realizadas de 6 a 17 de dezembro de 2021, em Teresina, das 8h às 12h e das 14h às 18h, via internet. Para participar é preciso ter um perfil multiplicador e acionar a instituição ou CEPM.

A campanha Laço Branco tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher e remete a um episódio ocorrido na América do Norte. No dia 6 de dezembro de 1989, o jovem Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá. Ele ordenou que os homens, aproximadamente 48, se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando: “vocês são todas feministas!?”, ele começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14 mulheres, à queima roupa. Em seguida, suicidou-se.

Após o episódio, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência. Nas duas últimas décadas, a Campanha já foi implementada em diferentes países: na Ásia (Índia, Japão e Vietnã), Europa (Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Espanha, Bélgica, Alemanha, Inglaterra e Portugal), África (Namíbia, Quênia, África do Sul e Marrocos), Oriente Médio (Israel), Austrália e Estados Unidos. No Brasil, o lançamento oficial da campanha foi realizado em 2001.

Durante o evento, será realizada a assinatura do acordo de cooperação do projeto Vamos com validade de 12 meses e que irá beneficiar mais de 500 homens e mulheres do estado do Piauí.

A Coordenadoria da Mulher, durante a campanha 16 Dias de Ativismo, tem desenvolvido ações que contribuem para a prevenção contra a violência doméstica, ao tempo que cria estratégias de enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher, articulada com os serviços de combate à violência doméstica.

Jogo do Poder

Fonte: Ascom CEPM