Destaques Geral Local Política

Contabilistas do Piauí iniciam movimento pela valorização da categoria

Em 22 de setembro é comemorado o Dia do Contador. A categoria é bastante representativa no estado do Piauí e nessa quarta-feira, 15, na Confraria Uchôa, zona Leste de Teresina, profissionais da área protagonizaram movimento que tem como propósito a valorização da classe contábil piauiense.

Um dos expoentes do movimento, o contador José Corsino ressaltou a contribuição dos profissionais para o desenvolvimento do país. “Nesse momento delicado que o país vive, nós, profissionais da contabilidade, temos a capacidade de ocupar cada vez mais um espaço que é nosso. Temos uma participação ativa na tomada de decisão das empresas e organizações. Nosso trabalho é muito maior do que o que é realizado entre as quatro paredes de um escritório. Somos nós que ajudamos a combater a sonegação e a corrupção. Somos agentes ativos no desenvolvimento econômico de nosso estado”, disse.

O empresário contábil Alencar também falou da importância da categoria para as empresas. “A importância nossa como contador é extraordinária. Primeiro porque estamos presentes praticamente em todas as categorias, todas as atividades do nosso estado, do nosso país. E não podia ser diferente, tendo em vista nós temos um emaranhado de tributações, taxas, obrigações acessórias. Mas a importância não se limita só a isso, a importância está no cuidado, na responsabilidade que cada um tem com o compromisso que assumiram ao ser contratado por uma empresa para cuidar da contabilidade”.

Na opinião da docente Janaína, o movimento fortalece a classe. “Esse movimento ele nasceu e vai cada vez mais se fortalecer desde que a gente saia com o objetivo de multiplicá-lo, de trazer mais contadores. Que a gente possa vestir a camisa de profissional, que nós possamos cada vez mais contribuir com nossa classe”, declarou.

“Estamos iniciando mais um projeto em busca da valorização do profissional da contabilidade, tão importante agora nesse período de retomada da economia, para voltarmos a ter um ritmo que trará benefício à todos. Além de proporcionar a união entre os contadores e ajudar os jovens profissionais. Criar essa ligação entre os mais experientes e os mais jovens que estão saindo das universidades. E reforçar a importância do profissional da contabilidade tanto na área pública quanto na empresarial, e eleitoral. Esse é só o primeiro passo”, disse o contador Luís Pereira, representando jovens contadores no evento.

“O contador é essencial tanto para pessoa física, quanto pessoa jurídica, e em meio essa pandemia, podemos ver o quanto o profissional da contabilidade é importante. As empresas “pararam”, mas o profissional contábil não teve um dia de sossego, muito pelo contrário. Com as mudanças na lei nós fomos sobrecarregados e surgiu essa necessidade da valorização do profissional contábil. O movimento vem para conscientizar a sociedade da importância da valorização do profissional contábil”, destacou Gretha Amorim.

O representante da Academia Piauiense de Ciências Contábeis, o docente Valdemar Braga, também comentou sobre o movimento. “Essa iniciativa mostra o real valor nosso para a sociedade, todos sabem da essencialidade da contabilidade, uma profissão que evoluiu muito.”

Jogo do Poder