Destaques Geral Local Política

Consórcio Nordeste instala três novas Câmaras Técnicas

O Consórcio Nordeste instalou, nessa terça-feira (25), três novas Câmaras Técnicas: do Turismo, da Educação e das Energias Renováveis. De acordo com o presidente do Consórcio e governador do Piauí, Wellington Dias, o objetivo é alcançar determinados resultados em cada área de forma integrada, garantindo que experiências bem sucedidas possam se transformar em uma política para o Nordeste inteiro.

Dias destaca que a Câmara da Educação deve trabalhar em várias áreas e atingir diversas faixas etárias da população. “Temos o desafio de cuidar das gerações que, lá atrás, foram prejudicadas e também as novas gerações, preparando-as para este novo momento do Nordeste brasileiro”, pontuou.

O gestor disse que a Câmara Técnica das Energias Renováveis será importante para o desenvolvimento econômico da região. “O Nordeste fez uma opção por trabalhar com a energia limpa e deve focar na preparação técnica, seguindo a ciência, para essa integração de variadas fontes de energia”, comentou.

O presidente do Consórcio Nordeste enfatizou também a importância da Câmara Técnica do Turismo, pois o setor representa 10% da economia nordestina. “Esse setor gera emprego e renda e sofreu muito nesse período. Antes, pelo derramamentos de óleo, logo depois, pela pandemia. Queremos trabalhar de forma integrada com o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) a promoção das nossas rotas e destinos turísticos”, disse Wellington Dias.

Na oportunidade, o gestor ressaltou que o trabalho com câmaras técnicas tem resultado e como modelo citou a Câmara Técnica do Meio Ambiente, recentemente criada e que, nessa terça-feira (25), já apresentou o cronograma termo de cooperação com os mapas dos biomas da região Nordeste.

(CCom)

Jogo do Poder