Geral Municipios Política

Conselho Municipal de Turismo realiza CityTour com influenciadores digitais para incentivar turismo em Caxias

Nesse sábado (20), o Conselho Municipal de Turismo com o apoio da Prefeitura de Caxias, realizou o primeiro CityTour com influenciadores digitais do município. A saída foi do Memorial da Balaiada, onde as participantes conheceram um pouco da história da Balaiada, os seus personagens, além das Ruínas do Quartel.

Guiadas pela diretora do Memorial da Balaiada, Mercilene Torres, foram apresentados à Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios onde estão sepultados dois Bispos de Caxias, Dom Luís D’andrea e Dom Luís Marelim, e onde existem algumas lendas; o Palácio do Comendador Alderico Silva, que foi um dos homens mais ricos da história de Caxias; Praça Gonçalves Dias; Praça da Matriz; Igreja de São Benedito; Igreja da Matriz e Praça do Pantheon, onde estão alguns dos imortais caxienses, nomes da literatura caxiense e maranhense; o Centro de Cultura, onde funcionou a Fábrica, que se beneficiava o algodão; dentre outras riquezas da história local.

“O objetivo foi mostrar para os influenciadores, um pouco da nossa história. Elas têm muitos seguidores, têm um excelente público, quanto mais pessoas souberem da história de Caxias, a cidade só tem a ganhar”, destaca Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

“Nosso objetivo é mostrar o casario, as belezas, as igrejas, e também apresentar o espírito natalino deste final de ano. Quantas vezes passamos por um lugar, mas não sabemos o que está por trás do patrimônio histórico de uma igreja, tudo tem uma história. A ideia é levarmos para os caxienses um pouco desse pertencimento da sua própria história”, frisa Fernando Santos, secretário municipal adjunto de Turismo.

O passeio é uma forma de expor a nossa história aos seguidores dos influenciadores, visando incentivá-los a conhecer ainda mais a “Princesa do Sertão”, o objetivo é fortalecer o turismo e a economia local através da divulgação da cidade nas redes sociais.

“Eu estou achando incrível. É importante nos aprofundarmos na nossa história. Nossa cidade é muito maravilhosa, vamos mostrar para as pessoas que elas podem ter outros tipos de experiências”, destaca Ana Morélia, design de moda.

“Mesmo morando na cidade, ainda não conhecemos toda a história. Então, vamos conhecer a nossa cidade: Veneza, Maria do Rosário, Igrejas, Memorial da Balaiada, todos esses pontos são muito importantes. Que os turistas possam vir a Caxias conhecer ainda mais a nossa cidade”, reforça Josânia Rafaela, empresária.

“A nossa cidade é maravilhosa, mas não é muito explorada. É um privilégio estar podendo conhecer esses pontos turísticos. Foi a primeira vez que visitei o Memorial da Balaiada, e olha que eu sou de Caxias. Acho importante as pessoas conhecerem a nossa cidade”, frisa Ana Carolina, influenciadora

Outros influenciadores do Piauí, São Luís e de renome nacional também farão parte em outros momentos do CityTour, promovido pelo Conselho Municipal de Turismo, colocando Caxias no roteiro turístico regional e nacional.

“A nossa ideia é convidar pessoas influentes de outras cidades, Teresina, São Luís, Codó, entre outros, vamos focar no turismo de proximidade, pois nós temos belezas que muitas vezes são desconhecidas até mesmo pelos caxienses. Há poucos meses recebemos a visita de um grupo de uma cidade do Piauí há mais de 800 km, que veio só conhecer Caxias. Como eu trabalho no ramo hoteleiro, eu vejo muitas pessoas vindo conhecer a nossa cidade. Felizmente os governos municipal e estadual estão investindo no turismo, com isso o setor foi aquecido, então é muito bom para a cidade”, destaca Alamac, vice-presidente do Conselho Municipal do Turismo.

“É um prazer receber os influenciadores, e a nossa ideia é sempre levar a história da cidade para os turistas. Acreditamos piamente no Turismo, pois temos história, beleza, poesia e tantas outras coisas para mostrar. A nossa ideia é agregar gente que influencia outras pessoas a conhecer a nossa cidade”, destaca Luciana Bezerra, presidente do Conselho Municipal do Turismo.

Fonte: PMC