Na noite de sábado (28), duas comunidades rurais da cidade foram beneficiadas com apresentações da Orquestra Sanfônica de Teresina e da Banda 16 de Agosto. As ações que fizeram parte do calendário cultural da programação de aniversário da cidade atenderam aos moradores das localidades Taboquinha e Cacimba Velha, ambas na zona Leste.
As atrações nas comunidades rurais atendem a determinação do prefeito Dr. Pessoa, com a descentralização das atividades culturais na capital, atendendo os moradores de comunidades periféricas e rurais.
A trabalhadora rural Helena Silva, de 49 anos, conta que apresentações como essas dão força para o homem do campo que rala sol a sol para levar alimento para suas famílias .
“Bom saber que a gestão municipal passa a notar que não precisamos apenas de investimentos que garantam nossa plantação e colheita, também temos o direito de ter acesso a cultura e essa apresentação nos deixa bem feliz e esperançosos de que em breve voltaremos a receber outras apresentações”, conta Helena Silva.
O presidente da Fundação Municipal De Cultura Monsenhor Chaves, Scheyvan Lima, conta que esse ano várias ações já foram realizadas em comunidades rurais e que a FMC irá preparar um calendário anual para atender essas comunidades que raramente tinham acesso a cultura.
“Vamos continuar dando atenção aos projetos que ocorrem na região central da cidade, porém nessa gestão também vamos priorizar os bairros e as comunidades rurais para que todos tenham acesso igualitário a cultura”, confirma Scheyvan Lima, esclarecendo ainda que neste momento pandemico, muitas das atividades ocorrem sem aviso prévio para que não gerem aglomerações e ponham a população em perigo.
Para ficar atendo aos projetos culturais desenvolvidos pela gestão municipal, acesse o site cultura.teresina.pi.gov.br ou siga as redes sociais da FMC.