Política

Complexo de Delegacias Especializadas é inaugurado em Teresina.

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta quinta-feira (4), o complexo de Delegacias Especializadas de Polícia Civil. No prédio, localizado no bairro Porenquanto, funcionará a Delegacia de Repressão aos Crimes de Trânsito, Delegacia de Divisão de Capturas, Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Piauí, Delegacia de Defesa e Proteção dos Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias e Delegacia de Segurança e Proteção do Idoso.

Foram investidos na obra recursos de R$355.761,65. O prédio possui 20 salas que estarão disponíveis para as delegacias, sete banheiros, recepção, antessala, cozinha e estacionamento próprio. “Temos uma estrutura que vai funcionar como um complexo de segurança. Aqui, terá o trabalho administrativo e o dos delegados. Isso nos ajudará a vencer a criminalidade, inclusive em áreas mais complexas. Com delegacias especializadas, podemos agir não apenas depois que o crime acontece, mas de forma preventiva e fazer os investimentos adequados”, destacou o governador Wellington Dias.

Segundo o secretário de Segurança, Fábio Abreu, o objetivo é fornecer condições adequadas aos profissionais e, principalmente, ao público que vai ser atendido. “Vamos ter uma estrutura com salas, psicólogo, assistente social e outras atividades específicas das delegacias. O outro ponto é a economia. Estávamos pagando aluguel e agora temos uma sede própria, com a possibilidade de termos a otimização de profissionais até mesmo para a manutenção da estrutura”, disse o gestor.

A previsão é de que o complexo seja aberto para atendimento a partir da próxima semana. “O prédio é bem localizado e possui uma ótima estrutura, que só engrandece o atendimento à população. Outra questão positiva é a comodidade. Algumas delegacias funcionavam em espaços separados e agora os cidadãos poderão encontrar todas as delegacias especializadas em único local. A única que não veio para o complexo é a Delegacia da Mulher”, pontuou o delegado Matheus Zanatta, coordenador das delegacias especializadas.

Devido a pandemia não houve solenidade formal para a entrega da obra. Apenas o governador e os delegados titulares das especializadas estiveram presentes na inauguração, seguindo todos os cuidados recomendados pela autoridades de saúde.