Destaques Geral Local Política

Comitiva visita instalações da Casa da Mulher Brasileira no Mato Grosso do Sul

Uma comitiva com membros da Secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e da Procuradoria Geral do Município (PGM) conheceram a primeira Casa da Mulher Brasileira implantado na cidade de Campo Grande – MS que é referência para o Brasil como exemplo de política pública no enfrentamento à violência contra as mulheres.

A viagem teve o objetivo conhecer o equipamento e seu funcionamento. Na oportunidade, a técnica Marcia Paulino, servidora da prefeitura, coordenadora de ações temáticas da SEMU, Subsecretaria da Mulher de Campo Grande, disponibilizou dados, documentos, protocolos de serviço da casa, além de apresentar o fluxo de funcionamento e o sistema IRIS de comunicação integrado e informatizado, um dos pontos fortes e de destaque da Casa.

Thatyana Bernardes, do núcleo de enfrentamento da SMPM, representou a Secretária da Mulher, Karla Berger. Na ocasião, a técnica participou da visitação do presidente do TJ-PI desembargador Oliveira, juntamente com a juíza Keilla Ranielly e o juiz Rodrigo Tolentino, além do procurador Aurélio Lobão.

Como o exemplo adotado de Campo Grande, Teresina irá contar com esse mesmo equipamento que será edificado pelo governo federal e mantido pela prefeitura municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, com o apoio primordial do Poder Judiciário e demais atores do sistema de proteção como a Defensoria, Secretaria de Segurança e órgãos de Assistência Social.

“Seremos o sétimo estado e é um projeto muito bonito. Nós precisamos muito desse espaço para acolher, apoiar e dar suporte às mulheres da nossa cidade”, destaca. Estamos ao lado do prefeito Dr. Pessoa para buscar um diálogo mais direto com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) para alavancar o projeto”, explica a secretária Karla Berger.

Atualmente, a Casa da Mulher Brasileira está implantada em seis capitais: Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Fortaleza, São Luís e Boa Vista.

Fonte: SMPM

Related Posts