Geral Municipios Política

Colaboradoras do SAAE Caxias participam de roda de conversa sobre o câncer de mama

As colaboradoras do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE) reservaram um momento, na rotina de trabalho, para conversar sobre uma temática muito importante: o câncer de mama.

A roda de conversa, realizada no pátio da sede administrativa do SAAE na manhã desta terça-feira (26), foi mediada pela coordenadora da Saúde da Mulher, a enfermeira Andréia Almeida, contou com a parceria da professora da Unifacema, a fisioterapeuta Jane Leão, e seus alunos do 10º período.

“Nós sabemos que, quando temos uma roda de conversa, a gente consegue fazer a participação do público ser melhor. Hoje aqui no SAAE, as pessoas estão interagindo recebendo essa informação e com certeza multiplicarão para outras pessoas que precisam ouvir”, explica a coordenadora, Andréia Almeida.

Durante a conversa, as colaboradoras do SAAE receberam orientações para a realização do toque na mama, foram informadas sobre fatores de risco e motivações para cuidar do corpo. Além disso, receberam dicas de como ter uma vida mais saudável, e assim, prevenir a doença.

“Estamos aqui participando juntamente com os estudantes do 10° período de Fisioterapia da Unifacema, para contribuir com este momento de conscientização e orientação para o público do SAAE, reforçando a importância da fisioterapia no pré e pós-operatório de alguém que tenha sido acometido por essa doença”, enfatiza a fisioterapeuta, Jane Leão.

A estudante do 10° período de fisioterapia, Vanessa Alves, elogiou a iniciativa do SAAE e a oportunidade de participar da atividade de educação e saúde. “Pra mim é um imenso prazer desenvolver educação e saúde, porque sabemos que é de fundamental importância as mulheres terem conhecimento. Muitas ainda não sabem sobre os sinais e sintomas, o que é o câncer de mama, e como prevenir. Então, estamos aqui para falar, frisar e enfatizar para essas mulheres como realizar a prevenção”, reforça a estudante, Vanessa Alves.

Durante a atividade, as colaboradoras do SAAE compartilharam experiências sobre a doença, uma delas foi Marlene Fernandes que foi diagnosticada com câncer de mama no ano de 2000.

“Eu já fiz sete cirurgias na mama, a última foi no mês de julho deste ano. Eu tenho muito cuidado comigo, não tenho medo e incentivo outras mulheres a fazerem o autoexame. O primeiro passo é ter coragem e fé pra vencer”, diz a colaboradora, Marlene Fernandes.

A atividade é mais uma ação do SAAE em parceria com a secretaria Municipal de Saúde e faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, desenvolvida pela Prefeitura de Caxias.

“O mês do Outubro Rosa é uma forma de criar uma reflexão em massa para todas as mulheres no sentido de prevenir o câncer de mama. No SAAE Caxias existem mulheres que fazem a diferença em prol do saneamento básico da cidade, e nós temos a obrigação de cuidar bem delas. Trazer essa atividade, em parceria com a secretaria de saúde, é uma forma prática da gente colaborar com a saúde preventiva dos nossos servidores, principalmente as mulheres que merecem uma atenção especial nesse quesito da prevenção do câncer de mama”, afirma o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro, Arnaldo Arruda.

Fonte: PMC