Geral Municipios Política

CNM alerta para o início do prazo para a implantação do eSocial

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os Entes sobre o início do período para o envio das informações da implementação da primeira fase do Sistema Simplificado de Escrituração Digital de Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (eSocial), que começa em 21 de julho de 2021, nesta quarta-feira.

Será exigido o envio de informações de vários setores da prefeitura, tais como Departamento de Pessoal, Contabilidade, Contratos, Jurídico, entre outros. As fases da implantação foram organizadas em quatro grupos. Desde 2018 as empresas privadas já utilizam o sistema, porém, para o 4º grupo, que são os órgãos públicos, a obrigatoriedade do envio dos eventos de tabelas começam na próxima semana.

Os Entes públicos fazem o envio das informações tais como a remuneração dos segurados por meio da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP). Até o segundo semestre de 2022, além da GFIP serão substituídas diversas outras declarações – como RAIS, o CAGED, a CTPS, Comunicação do Acidente do Trabalho (CAT). Tudo estará centralizado no eSocial com o objetivo de racionalizar e simplificar o cumprimento de obrigações.

Por meio de ofício, a CNM chegou a pedir o adiamento do prazo final.

A Confederação disponibiliza os links com o bate-papo e outras matérias, no sentido de orientar as prefeituras sobre o tema.

Bate-Papo com a CNM | ESocial e EFDReinf nos Órgãos Públicos – YouTube 

Gestores devem estar atentos aos prazos de implementação do eSocial nos Municípios 

Divulgado cronograma de implantação do eSocial; Municípios têm até dia 21 de julho para se cadastrar 

Com participação de especialistas, Bate-papo com CNM explica a implantação do eSocial e o EFDReinf 

Jogo do Poder

Fonte: Agência de Notícias CNM