GeralNacionaisPolítica

CCJ inicia discussão sobre PEC da Transição no Senado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado começou a apreciar nesta terça (6/12) a PEC da Transição. O relator da matéria na Comissão, senador Alexandre Silveira (PSD-MG), apresentou proposta que mantém o valor previsto no texto inicial, de R$ 198 bilhões, mas reduz o prazo do gasto extrateto para dois anos. O relatório de Silveira, lido pelo senador no início da sessão, também estabelece que o governo eleito apresente um novo arcabouço fiscal até 2023.

Sessão extraordinária

O texto em discussão na CCJ também incorpora, além da proposta inicial apresentada pelo governo eleito, as propostas dos senadores José Serra (PSDB-SP), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e do próprio Alcolumbre, além de emendas apresentadas por outros senadores.

base do atual governo, do presidente Jair Bolsonaro (PL), pediu, antes da leitura do relatório, que haja um maior tempo para apreciação do relatório apresentado. O senador Lasier Martins (Republicanos-RS) afirmou que a pauta da sessão não foi apresentada com dois dias de antecedência, e o parecer do relator foi apresentado pouco antes do início da sessão. “Peço que determine a matéria para ser discutida amanhã (7/12)”, afirmou Martins.

Alcolumbre, porém, argumentou que o prazo citado somente é válido para sessões ordinárias da Comissão, e não para uma sessão extraordinária, como a convocada para hoje. O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) também declarou que fará um pedido de vistas para adiar a votação da PEC.

Fonte: Correio Braziliense/Imagem: crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo