Geral Municipios Política

Caxienses começam a tomar a 2ª dose da vacina Janssen contra a covid-19

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue avançando na imunização da população contra a covid-19. O município já acumula mais de 200 mil doses de vacinas aplicadas, entre 1ª, 2ª e 3ª doses.

Nesta sexta-feira (17), com a chegada de mais um lote da vacina Janssen, Caxias também iniciou a aplicação da 2ª dose do imunizante.

 “A orientação é de que quem tomou somente uma dose da Janssen, porque inicialmente ela veio como dose única, pode tomar agora a sua 2ª dose, mas se por acaso a pessoa tenha se antecipado e tomado uma dose de Pfizer ou AstraZeneca, por exemplo, não precisa mais tomar a 2ª dose de Janssen, nem mais de nenhuma outra vacina, pois já está com a imunidade completa. Nós estamos convocando aqueles que tomaram somente a 1ª dose de Janssen há dois meses, que se dirijam aos dois pontos de vacinação, Ginásio de Esportes João Castelo e Clínica UniFacema”, explicou Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica também avaliou o avanço da vacinação em Caxias. “A avaliação que a gente faz sobre a vacinação é muito boa. Nós vemos que a diferença entre o percentual de cobertura vacinal, entre a 1ª e a 2ª dose, é de apenas 10% de faltantes. Esse percentual, que já foi vacinado com a 1ª dose, a gente chama para que compareçam aos pontos de vacinação, até porque a imunização só está completa a partir da 2ª e também da 3ª dose, que é a dose de reforço”, disse Verônica Aragão.

O autônomo, Leonidas Soares, tomou a terceira dose da vacina e aproveitou o momento para fazer um chamado para a população se imunizar. “Eu recomendo para aqueles que ainda não tomaram a vacina que não deixem de vir. Este momento é de felicidade e esperança”, ressaltou.

“Hoje eu vim aqui para tomar a terceira dose e agora estou mais protegido e aliviado”, disse o aposentado Antônio da Conceição.

Fonte: PMC