Geral Municipios Política

Caxias (MA) – UBS do Ponte, São Francisco e Itapecuruzinho realizam ações de Prevenção e Combate à Hipertensão e Diabetes

As Unidades Básicas de Saúde dos bairros Ponte, Itapecuruzinho e São Francisco realizaram ações de combate à Hipertensão e Diabetes, em parceria com a Residência Multiprofissional de Saúde da Família, nessa segunda-feira (18), em alusão ao Mês de Combate à Hipertensão Arterial. A iniciativa contou com realização de palestras, consultas, aferição de pressão arterial, dentre outras ações de conscientização.

Marilene Silva, enfermeira, ressaltou a importância da ação para alertar a população. “A gente vêm travando uma batalha muito grande contra a diabetes e a hipertensão, porque nós sabemos que o idoso já tende a desenvolver essas doenças devido a idade, a má alimentação e o sedentarismo. O que vem nos surpreendendo cada vez mais são pessoas mais jovens com hipertensão e diabetes, então essa ação veio para chamar atenção não só dos idosos, mas também do público mais jovem”, disse.

Durante a ação, os profissionais orientaram os usuários sobre prevenção e cuidados com a saúde. A nutricionista, Camila Yohana, realizou uma demonstração sobre a quantidade de sal e açúcar em alimentos consumidos no dia a dia. “É uma proposta educativa que nós trouxemos para mostrar para a população o que está por trás dos alimentos industrializados. As vezes a indústria coloca a quantidade de sal, gordura e açúcar nas embalagens, mas a população não tem o hábito de ler e saber quanto equivale cada grama. Eu trouxe de forma ilustrativa para que os usuários consigam ver e entender”, disse.

O médico, Francisco Carlos, frisou a importância da mudança de hábitos de vida como essencial para o tratamento de hipertensão e diabetes. “A hipertensão e a diabetes são muito ligadas a esses hábitos. Os jovens praticam menos atividades físicas, comem mais alimentos industrializados e fora de horário, e isso é um forte fator para desenvolver a hipertensão. Inclusive, são esses os fatores que a gente utiliza no tratamento dessas doenças, aliado a medicação, uma boa alimentação e mudanças de estilo de vida”, ressalta.

Raimunda Pessoa, paciente da UBS, participou das palestras e falou da importância do momento. “É muito importante saber dessas informações. Eu preciso mudar minha alimentação, pois sou diabética e tenho que tomar cuidado”, finalizou.

Fonte: PMC

Related Posts