Geral Municipios Política

Campanha Outubro Rosa realiza ação na Unidade Básica de Saúde do bairro Campo de Belém em Caxias (MA)

A campanha Outubro Rosa, de combate e prevenção ao câncer de mama, continua acontecendo em Caxias. Nessa sexta-feira (22) a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, realizou ações de promoção à saúde e orientações sobre prevenção na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Campo de Belém.

Noelia Cunha, enfermeira da UBS Campo de Belém, explicou sobre os exames realizados para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Pelo SUS, a mulher faz a mamografia dos 50 aos 69 anos, mas nada impede que ela comece a fazer autoexame e o exame clínico das mamas no consultório com médico e enfermeira, antes mesmo dessa faixa etária. Nós fazemos a inspeção da mama, observamos se há alguma alteração e em decorrência dessa alteração a gente solicita a mamografia ou uma ultrassonografia. Também existem as mulheres que tem fator de risco, que perderam algum familiar para o câncer de mama, essas pacientes começam a fazer a mamografia mais precocemente”, disse.

A moradora do bairro Campo de Belém, Ana Regina, prestigiou a ação e falou do seu cuidado com a saúde. “Eu gosto de cuidar da minha saúde, eu aprendi com minha mãe a me cuidar. Faço questão de fazer meus exames todos os anos”, finalizou.

Jogo do Poder

Fonte: PMC