Geral Municipios Política

Campanha Janeiro Roxo será aberta nesta sexta-feira (14) em Caxias (MA)

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa da Hanseníase, faz o lançamento oficial da Campanha Janeiro Roxo, que será realizada nesta sexta-feira (14) na Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Caxias, a partir das 9h . A Campanha segue até o dia 31 de janeiro.

Na ocasião do lançamento será ministrada uma palestra com o tema: Hanseníase – Sintomas, diagnóstico e tratamento. Logo depois, será feita uma busca ativa na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS), como ação prática da Campanha em campo.

O enfrentamento da hanseníase acontece no Brasil desde 2016, de forma mais intensa, quando o Ministério da Saúde instituiu o mês de janeiro para a conscientização sobre a hanseníase e a cor roxa para pontuar as campanhas educativas sobre a doença. Além da sensibilização, a busca ativa é algo importante que sempre é trabalhado.

Dentre as manifestações da doença, são destaques: manchas na pele com coloração branca ou avermelhada; formigamento e perda de sensibilidade à dor e ao calor. Já nas formas graves, a doença compromete terminações nervosas, principalmente nos pés e mãos, formando a conhecida “mão de garra”.

A transmissão da doença pela pessoa com hanseníase acontece por meio exterior, através de meio de espirro ou tosse. Os doentes com poucos bacilos, são chamados de -paucibacilares (PB) e não são considerados importantes fontes de transmissão da doença. As pessoas com muitos bacilos, são chamadas de multibacilares (MB), e fazem parte do grupo que promove a contaminação enquanto o tratamento não for iniciado.

As Unidades Básicas de Saúde de Caxias (MA), são os locais onde as pessoas que são acometidas pela doença podem encontrar o tratamento.

Fonte: PMC