Geral Municipios Política

Campanha Dezembro Vermelho previne funcionários de supermercado contra o HIV/Aids em Caxias (MA)

Seguindo com ações da Campanha Dezembro Vermelho, de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) realizou nessa quinta-feira (9), palestra e roda de conversa com funcionários de um supermercado de Caxias para tratar sobre a prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs, além de orientações sobre as doenças.

A AIDS é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados. A forma mais segura para evitar é usar o preservativo.

“Não existe sexo seguro sem o uso da camisinha. Além disso existem outras formas de contágio, mesmo que a pessoa só tenha um parceiro, a contaminação pode acontecer por meio de agulhas, giletes, navalhas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos, materiais odontológicos, alicates de unha, piercing, tatuagem, entre outros. O sexo seguro é feito com camisinha e quem ama protege, podendo ser utilizada a camisinha masculina e a feminina, uma em cada relação”, explicou Ligio Rayson, psicólogo do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 694 mil pessoas estão em tratamento contra o HIV. Em 2020, o país registrou 32,7 mil novos casos da doença. Dentre esses casos, a maior concentração está nos jovens, de 25 a 39 anos, de ambos os sexos.

Maria dos Reis, farmacêutica do CTA, destacou a importância das pessoas fazerem os testes de detecção de HIV/Aids e outras ISTs. “Nós sempre falamos sobre a importância da prevenção e sobre a questão da testagem. As vezes as pessoas estão com dúvidas e ficam com medo de fazer os testes, mas é melhor sempre fazer e acabar com a dúvida do que com vida, uma vez que a partir de detectado já se dá início ao tratamento”, ressaltou.

A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do supermercado, Geicy Kelly, frisou que sempre são feitas ações para promover a prevenção de doenças. “Nós estamos sempre tentando mobilizar ações dentro da loja para prevenir doenças nos nossos colaboradores. Temos a CIPA na loja e sempre procuramos fazer ações todos os meses para incentivar a prevenção”, disse.

“Nós nos preocupamos muito com nossos jovens e estamos aqui para trazer conscientização e falar da importância deles se prevenirem do vírus do HIV, sífilis e existem várias formas de fazer isso. Nosso papel aqui é conscientizar os nossos colaboradores”, disse Luzia Lima, integrante da CIPA do supermercado.

Em Caxias, o Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) oferece tratamento completo para HIV/Aids e outras ISTs, desde testes rápidos até consultas, acompanhamento, distribuições de medicamentos, entre outros serviços.

O psicólogo do CTA, Ligio Rayson, explicou sobre o trabalho da unidade. “Nós temos um serviço chamado de Serviço de Atendimento Especializado, onde a pessoa vai ser bem recepcionada, desde o vigia até o médico que vai lhe acompanhar. A pessoa chega na unidade, faz o teste, se der resultado reagente, nós encaminhamos para o SAE, onde tem uma equipe multidisciplinar pronta para receber a população. Após isso, abre-se um prontuário, onde serão feitas as consultas mensais, distribuição da medicação e um acompanhamento com essa pessoa e seus familiares. Essa medicação é contínua porque à medida que vai se fazendo uso da mesma e a pessoa não fuma, não bebe, não perde noite de sono e faz atividades físicas, o vírus vai diminuir e sua imunidade vai aumentar”, finaliza.

Fonte: PMC