Geral Municipios Política

Campanha debate prevenção ao suicídio e valorização da vida na Câmara Municipal de Caxias (MA)

Nessa sexta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Rede de Atenção Psicossocial, dando continuidade à Campanha Setembro Amarelo, realizou palestras com os temas: “Quem cuida da mente, cuida da vida!” ministrada pelo coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, Luís Fernando, e “Depressão no universo escolar”, ministrada pelo coordenador do CAPS AD III, José Ytaciano, na Câmara Municipal de Caxias. Durante a ocasião, o prefeito Fábio Gentil e os vereadores do município também debateram sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

O prefeito Fábio Gentil falou sobre os investimentos que estão sendo feitos na área da saúde mental do município e destacou a importância dos profissionais que compõe a rede de atenção psicossocial. “O município de Caxias, através da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, tem tentado em todos os aspectos proporcionar uma saúde de qualidade, investindo em todas as áreas, a saúde mental também precisa de novos investimentos, principalmente agora. O pós covid-19 é uma realidade e eu falo porque passei por isso, foram 10 dias em uma UTI, sei como a gente sai debilitado e como precisamos da assistência de um profissional capacitado para nos ajudar a vencer essa batalha que são duas, a primeira é vencer a covid-19 e a segunda o pós covid-19, que é muito grave e a gente acha que não, mas é muito sério e eu sei porque passei por isso e essa assistência é necessária. Não existe uma forma correta para que possamos reduzir essa questão do suicídio que não seja dialogando e conversando com profissionais preparados e capacitados para isso. Hoje me orgulho em dizer que Caxias tem os melhores profissionais, tanto na psicologia, quanto na psiquiatria”, disse.

José Ytaciano, coordenador CAPS AD, explicou sobre o tema abordado durante a palestra. “No Setembro Amarelo nós vamos falar profundamente da depressão no ambiente escolar, avaliando os sintomas das crianças e adolescentes e de todos nós também na vida adulta. A nossa personalidade é criada no ambiente familiar e a gente traz isso para o ambiente escolar. Avaliar os sinais e sintomas, notar se a criança apresenta algumas dessas características, como a questão da automutilação. Crianças e adolescentes que sofrem bullying e que aprofunda isso na vida adulta, nós vamos focar nessa questão para que a gente possa tratar e levantar a bandeira da saúde mental dentro de toda nossa vida”, conta.

O vereador Teodulo Aragão, também destacou a importância de falar sobre o tema da Campanha Setembro Amarelo. “Nós durante a campanha iremos dar bastante atenção ao mês da vida, eu prefiro assim falar. A depressão é uma doença silenciosa e invisível, geralmente as pessoas não demonstram e quando demonstram o tratamento é um pouco mais difícil. Nesse mês de setembro na Câmara Municipal, através de todos os vereadores, chegamos à conclusão de que precisamos fazer palestras e não transformar a Câmara apenas em sessão de segunda e quarta. Nós precisamos trazer a população para dentro da casa do povo”, frisou.

“Precisamos atender aos anseios da comunidade, nós estamos vivendo um momento pós Pandemia e o que também assolou nossa população foi a parte psicológica. Nós temos que aproveitar esse momento para dar um atendimento, para mostrar à população que nós estamos atentos aos acontecimentos da nossa cidade e em parceria com a Prefeitura de Caxias tentar fazer o melhor para atender a população”, destacou o vereador, Mario Assunção sobre a Campanha Setembro Amarelo.

Jogo do Poder

Fonte: PMC