Geral Municipios Política

Bom Jesus – Marcelo Castro destaca construção de aeroporto e rebaixamento da Serra do Quilombo

O senador Marcelo Castro (MDB), comemorou através de vídeo publicado na internet, a recente autorização da Secretaria de Aviação Civil (SAC) para a construção do aeroporto de Bom Jesus do Gurguéia. Segundo o senador, os recursos estão empenhados desde o ano de 2017, mas devido aos trâmites burocráticos, o projeto foi aprovado somente este ano, e a licitação deve ser lançada o mais breve possível.

“Uma grande alegria que tive essa semana que foi a autorização da Secretaria de Aviação Civil para a Secretaria de Transporte do Piauí para proceder a licitação do aeroporto de Bom Jesus do Gurguéia”, disse o parlamentar.

O senador lembra de visita realizada ao município de Bom Jesus do Gurguéia acompanhado do ministro Moreira Franco, então ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil, no ano de 2014, no qual se comprometeu a fazer o aeroporto.

O parlamentar explica que o empenho dos recursos foi realizado somente no ano de 2017, através de um convênio entre o Governo do Estado do Piauí e o Governo Federal, de aproximadamente R$ 29 milhões de reais. Sendo cerca 75% desses recursos oriundos do Governo Federal, e o restante dos recursos, são de responsabilidade do Governo do Estado.

O senador afirmou que o edital para a construção do aeroporto será lançado o mais breve possível para que as obras possam ser enfim iniciadas. Além do empenho dos recursos desde o ano de 2017, o projeto do aeroporto também foi aprovado, como destacou: “Os recursos além de empenhados, o projeto foi aprovado. Demorou muitos anos, mas foi aprovado. E a Secretaria de Transportes irá fazer a licitação e brevemente nós teremos voos regulares para atender não só Bom Jesus, mas a todo o extremo sul do estado do Piauí”, finaliza Marcelo Castro.

Rebaixamento da Serra do Quilombo

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (14), o senador piauiense Marcelo Castro (MDB) anunciou que o projeto de rebaixamento da Serra do Quilombo, em Bom Jesus, ao Sul do Piauí, foi finalizado e a obra deve ser licitada já nesta semana.

Segundo o parlamentar, a estrada que vai do povoado Palestina até a Bunge do Quilombo já foi construída pelo Governo do Piauí, mas faltava esse trecho do rebaixamento. A região é uma das maiores produtoras de grãos do Sul do estado.

“O projeto do rebaixamento ficou pronto, e a partir da próxima semana o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já vai lançar a licitação para a gente, imediatamente, fazer essa obra. Vamos continuar trabalhando para melhorar o escoamento da produção do Piauí, que este ano bateu todos os seus recordes”, disse.

Alargamento da BR-135

O parlamentar informou ainda que tem articulado, junto ao Ministério da Infraestrutura, recursos para intensificar as obras de alargamento da BR-135, no trecho entre Bom Jesus e Redenção do Gurguéia.

“Já existe uma firma trabalhando no alargamento da BR-135, que vai de Bom Jesus no sentido de Gilbués, são 30 quilômetros que estão sendo alargados. A novidade é que estou trabalhando junto ao Ministério da Infraestrutura para conseguir recursos para fazer-mos mais 30 quilômetros, até chegar em Redenção do Gurguéia”, repassou Castro. (Ascom)

Redação