Destaques Geral Local Política

Balé da Cidade de Teresina fará duas apresentações gratuitas no Teatro João Paulo II

Durante dois dias, o Balé da Cidade de Teresina estará realizando de forma gratuita, no Teatro João Paulo II, na zona Sudeste de Teresina, o espetáculo “O Código das Borboletas”, que é um resultado de uma residência com o coreógrafo carioca Rafael Gomes. O espetáculo estará em cartaz às 19h da quinta-feira (25) e da sexta-feira (26), sendo cada apresentação liberada para ser assistida por 110 pessoas, obedecendo às regras sanitárias exigidas no momento por conta da pandemia do Coronavírus.

De acordo com a diretora da companhia, Chica Silva, a temporada é um marco para a volta do Balé da Cidade, que teve que se adaptar ao momento pandêmico com atividades realizadas de forma virtual ou por meio de pequenas apresentações físicas com o número de participantes reduzidos. Chica Silva relata ainda que a companhia fez questão de realizar essas apresentações de forma gratuita como forma de agradecimento à população teresinense que sempre apostou no Balé da Cidade.

“Com a imunização completa de todos os integrantes, o Balé da Cidade de Teresina ficou apto a retornar suas atividades presenciais, claro que tomando todas as médicas necessárias para evitar o contágio da Covid-19. O Teatro João Paulo II é agora a nossa casa, por isso estamos presenteando a população do Grande Dirceu com essas apresentações gratuitas”, conta Chica Silva.

O Código das Borboletas cria uma comunidade que tem sua comunicação própria, que coabita esse tempo/espaço como uma metáfora do viver junto, criando um comum que precisamos ocupar na vida para criar sentidos e dançar outras narrativas. Nasce das cores e do movimento de revoada das borboletas, com suas trajetórias sinuosas e estado de espírito selvagem. A interação entre os corpos, os movimentos singulares, tudo faz parte dessa comunidade que se relaciona e se move a seu tempo.

Sobre a Companhia

O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de Dança Contemporânea que atua há 28 anos no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e difusão da dança piauiense. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação em diferentes ações, como temporadas de apresentações, conversas e formação continuada.

O Balé da Cidade de Teresina conta com 18 integrantes e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, por meio de contrato de gestão com a AABCT, Organização Social de Utilidade Pública Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo, aulas de Samuel Alvís e ensaios de José Nascimento.

Jogo do Poder

Fonte: PMC