Geral Municipios Política

Aulão do ENEM chega ao fim em Caxias (MA)

A ação fez parte do Programa pré-universitário do Governo do Estado, cujo objetivo é preparar estudantes maranhenses, principalmente os da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio, que é a porta de entrada para o ensino superior. A parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Coordenação Municipal da Juventude (COMUJ) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), encerrou as atividades do Aulão do Enem 2021, que foi realizado no auditório do Centro de Estudos Superiores de Caxias da UEMA, no Morro do Alecrim (Praça Duque de Caxias).

As aulas aconteceram nos dias 30 e 31 de outubro, já no mês de novembro nos dias 6, 7, 13 e 14. Foram realizadas palestras e aulas que ensinaram como controlar as emoções nesse momento de pandemia, além de trocas de conhecimentos.

“O Aulão foi uma solicitação da secretária de Educação, Ana Célia Damasceno, que compreende que sua gestão vai além do ensino infantil e fundamental dentro do município de Caxias, tendo em vista que a prefeitura tem um programa de ingresso ao Ensino Superior, o PROUNI Municipal, no qual os estudantes podem concorrer a uma bolsa de estudos 100% paga pelo município através da nota da prova do ENEM. A secretária de educação compreende a importância de preparar ainda mais nossos jovens e fortalecer a construção de conhecimentos, oportunizando aos estudantes do ensino médio realizarem o sonho de conseguir uma vaga no ensino superior e mudarem verdadeiramente suas histórias de vida e de todos seus familiares através dos estudos”, lembra Diego Assunção, professor da coordenação de Educação Integral, Tecnológica, Profissionalização e Remota da SEMECT.

“Estamos na reta final do Projeto Aulão do ENEM. Foram três finais de semana dedicados aos jovens estudantes do Ensino Médio de Caxias com a parceria do Governo do Estado. Agradeço também aqui a presença do Poder Legislativo de Caxias, aos professores de excelência, ousamos dizer que estamos escrevendo um belíssimo futuro para os jovens caxienses. Boa sorte a todos! E que Deus os abençoe na realização de seus sonhos”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

O Enem, tanto na versão impressa, quanto na versão digital, será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. Em todo o país mais de 3 milhões de estudantes devem participar. No primeiro dia de prova, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante.

Por meio do ENEM, os alunos conseguem uma vaga no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para bolsas em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Jogo do Poder
Fonte: PMC