Uma equipe formada por alunos de escolas municipais de Teresina foi a única piauiense classificada para a 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Satélite (OBSAT). A turma faz parte do Programa Cidade Olímpica Educacional, da Prefeitura de Teresina, e se dedicou na construção de um protótipo de satélite de pequeno porte.
A equipe chamada “Cidade Olímpica Educacional – 1” está em 1º lugar do Nordeste, desbancando as maiores escolas particulares. São quatro alunos dedicados aos estudos da astronomia, orientados pelo professor Edward Montenegro.
“Estamos bem animados, porque esse era um resultado muito difícil de conseguir. Nossos concorrentes são bem fortes, mas ainda assim conseguimos alcançar essa colocação, que projeta os alunos em um cenário nacional”, disse o professor Edward.
A OBSAT é uma olimpíada científica de abrangência nacional, concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é promover experiências teóricas e práticas em projetos de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial para estudantes e professores.
Fonte: Semec