Destaques Geral Municipios Política

Agricultores familiares de Jatobá recebem ovinos e caprinos do PROGERE II

Vinte e duas famílias da Associação do Assentamento Santa Luz, em Jatobá do Piauí, foram beneficiadas com a entrega de ovinos e caprinos por meio do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II), executado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). A entrega foi realizada pelo superintendente de Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Ribeiro, e pela diretora do Progere II, Janaína Mendes, no último sábado (25).

No projeto, foram investidos aproximadamente 187 mil reais, com recursos firmados pelo Governo do Piauí com o Banco Mundial, por meio de um acordo de empréstimo. O superintendente de Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Ribeiro, explica que a conclusão do projeto é motivo de celebração.

“Trata-se de um projeto de ovinocaprinocultura onde foram financiados os animais, a melhoria dos locais de criação, implantação de pasto, capim e palma forrageira, além da melhoria do sistema de água com aquisição de uma caixa d’água. O projeto incluiu ainda a assistência técnica e doação de um kit de informática. Aqui no Assentamento, a SAF também desenvolve o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério da Cidadania, com a compra direta de alimentos, sendo investidos entre R$5 mil a R$15 mil em cada lote uma ou duas vezes ao ano”, explica Francisco das Chagas, superintendente da SAF.

O presidente da Associação, Bernardo Alves, agradeceu o investimento em nome das famílias beneficiadas. “Esses animais trarão emprego e renda para as famílias. Só temos a agradecer ao Governo do Estado por destinar esse recurso. Agora, vamos nos empenhar para cuidar dos animais e gerar renda”, comenta.

O deputado estadual Francisco Limma participou da ação e anunciou a perfuração de um poço que será equipado com um kit de energia solar para bombeamento da água. O projeto já foi aprovado pelo Fecop e vai proporcionar água de qualidade para as famílias do assentamento.

“É um trabalho que teve início quando fui secretário de Agricultura Familiar e foi continuado de forma muito positiva pela Patrícia Vasconcelos, atual secretária. Por isso, fiz questão de estar presente nesse momento. São ações que fortalecem a agricultura familiar”, afirma Francisco Limma.

Ainda em Jatobá, a comitiva da SAF esteve na Comunidade Belo Horizonte (Associação Cananeia) para a liberação de mais um projeto do Progere II. No local, será implantando um plano de Investimento produtivo que tem como objetivo o fortalecimento dos quintais produtivos com ênfase na produção de galinhas caipiras e no fortalecimento da caprinovinocultura com melhoramento de raças e do manejo.

Jogo do Poder

Fonte: CCom