Destaques Geral Local Política

Agora sai – Dr. Pessoa autoriza construção de galeria para resolver histórico problema de inundações na zona Leste

Ao longo de décadas, gestões que se sucederam no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura, ensaiaram soluções que ficaram pelo caminho

Os teresinenses convivem, ao longo de décadas, com um drama que leva transtorno aos moradores da zona Leste da capital. No período de chuvas, bairros como São Cristóvão, dos Noivos, Jockey, Morada do Sol e Ininga, ficam com suas vias públicas praticamente intrafegáveis, com casas invadidas pelas águas e estabelecimentos comerciais com suas portas fechadas. Medo e prejuízos imensuráveis.

Também ao longo de décadas, gestões que se sucederam no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura, ensaiaram soluções que ficaram pelo caminho, com pequenas obras da galeria, mas de forma intermitente, sendo que muitas nem saíram do papel. Esbarraram na complexidade da obra e na necessidade de alocação de volumosos recursos para a sua execução.

Mas em visita, nessa segunda-feira (5), a sede da Superintendência das Ações Descentralizadas Leste (SAAD-Leste), juntamente com o vice-prefeito Robert Rios (PSB) e o vereador Renato Berger (PSD), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), entregou, devidamente assinada, a ordem de serviço para a construção da tão propalada galeria, que inicialmente absorverá recursos da ordem de R$ 54,5 milhões.

Dr. Pessoa argumentou que não adianta esperar tempo bom para a tomada de atitude que possa solucionar problemas graves de uma cidade e que dependem do poder público. Segundo ele, problemas sempre existirão em todos os setores, como agora, com a pandemia da Covid-19, que exige do gestor atenção diuturna. Mas, na sua visão, há outros problemas que precisam ser resolvidos, e a galeria da zona Leste é um deles. O prefeito pontuou que como cidadão, como vereador e como deputado estadual tem convivido com esse drama da população ao longo dos anos. E agora, como gestor, vai trabalhar para levar alívio a essa importante região de Teresina, que abriga uma população trabalhadora e economicamente ativa.


Dr. Pessoa, ao lado de James Guerra, assina ordem de serviço

Segundo o superintendente da SAAD-Leste, James Guerra, a obra é de grande importância, pois, com a construção da galeria, a expectativa é que se resolva de 70% a 75% do problema histórico do acúmulo de águas na zona Leste de Teresina e que gera tanto transtorno e prejuízos para a população.

“A galeria, que inicia no final da Avenida Homero Castelo Branco, próximo ao Pão de Açúcar (supermercado), até a Maçonaria, na avenida Dom Severino, vai permitir o escoamento adequado das águas das chuvas, principalmente no período de altas precipitações. Amanhã (nesta terça, 6) já teremos a primeira reunião técnica entre os engenheiros da SAAD-Leste e a construtora GIMMA Engenharia LTDA, e a ordem é que se inicie imediatamente”, enfatizou Guerra.

Redação