Destaques Geral Local Política

Agentes passam por capacitação para atuar na Guarda Maria da Penha

Cerca de 90 guardas municipais que pretendem atuar na Guarda Maria da Penha, estão passando por capacitação que iniciou nesta segunda-feira (10). O encontro é realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM).

“A nossa função é formar agentes conscientes e próximo da temática de gênero, sobre as desigualdades e as realidades das mulheres em Teresina, para que eles possam atuar de forma efetiva e acolhedora”, afirmou Tathyana Lima, psicóloga da SMPM.

Os agentes trabalham com um público bem específico, que são as mulheres em situação de violência e que possui medida protetiva de urgência e que são acompanhadas pelo Centro Referência das Mulheres em Situação de Violência Esperança Garcia (CREG), segundo a psicóloga da SMPM, isso requer que os agentes estejam qualificados, para desenvolverem o seu trabalho de maneira mais efetiva com essas mulheres.

“A gente atua diariamente com casos que envolvem agressão doméstica, é importante para nós sabermos como atuar diante a estas situações, como por exemplo a forma como abordar a mulher, porque é necessário uma bom acolhimento, e com essa capacitação aprendemos como devemos fazer uma escuta qualificada, além de conhecer quem faz parte rede de apoio e acolhimento a mulher”, disse o guarda municipal Tiago Feitosa.

Na qualificação será abordado temas relacionado ao gênero, como as desigualdades de gênero, a realidade da mulher no Brasil e em Teresina, os padrões de masculinidade, comunicação não violenta e temas mais específicos da realidade dos guardas, como a lei Maria da Penha, as práticas do dia a dia, instrumentais utilizados e a parceria com o Centro de Referência.

“Como guarda municipal e homem, eu percebo que essa qualificação reforça a importância de modificar as crenças machista, que temos desde a infância e acabamos reproduzido em nossa vida”, complementou Tiago. (Semcom)

Jogo do Poder

Related Posts