Geral Local manchetes Política

Abastecimento de água, educação, juventude e infraestrutura: Dr. Pessoa debate com moradores da Santa Maria da Codipi e Mafrense prioridades para Teresina

Sistema de abastecimento de água, educação, juventude e infraestrutura estiveram no centro dos debates de reuniões realizadas na noite deste sábado, 19, pelo candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr. Pessoa, na região da Santa Maria da Codipi e bairro Mafrense, ambos situados na zona Norte da capital. O candidato estava acompanhado de postulantes ao cargo de vereador na Câmara Municipal, Pastor Lourival e Alzira de Pádua.

Segundo Dr. Pessoa, o poder público municipal precisa priorizar temas que são essenciais e de primeira necessidade da população de Teresina. Deve ser travada uma luta no sentido de garantir o abastecimento regular de água, principalmente em comunidades periféricas, que sofrem muitas vezes com a inconstância do sistema.

De acordo com o candidato, a educação municipal ainda peca muito por não assegurar o ensino de qualidade mais eficiente na cidade como um todo. Para ele, não basta priorizar o ensino em português e matemática para garantir boas pontuações no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Ainda há uma grande deficiência na aprendizagem, e o aluno é prejudicado ao tentar sair do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, justamente pela deficiência nas séries iniciais, desde à educação infantil. A cidade também precisa de mais creches para que a mãe possa enfrentar o mercado de trabalho, sabendo que está deixando o filho na segurança de profissionais qualificados. Para Dr. Pessoa, é inadmissível que os jovens teresinenses não tenham opções de uma qualificação mais eficiente em relação ao ensino técnico, lazer e cultura. Para ele, garantir esses mecanismos é uma obrigação do poder público.

Sobre infraestrutura, o candidato ouviu das comunidades vários problemas nessa área, desde calçamento, lazer e saneamento. Todas essas demandas, segundo ele, estão incluídas como prioridades no seu plano de governo.
Lançado na última quinta-feira, 17, o plano de governo de Dr. Pessoa é fincado em cinco eixos: Mobilidade, em que estão associados o transporte, trânsito, mobilidade e infraestrutura; Segurança e Saúde, eixo ao estão vinculados a saúde, assistência social, saneamento básico e segurança pública; Educação, em que estão associados a educação, cultura, esporte e lazer e inovação; Economia, ao qual estão vinculados o desenvolvimento econômico, desenvolvimento rural e juventude; Meio Ambiente e Governo, que associa a administração pública e o meio ambiente.

Ouvindo comunidades

Com agenda diária sempre cheia, Dr. Pessoa visitou várias comunidades durante a semana que passou. Ele esteve, no dia 13, com moradores dos bairros São Sebastião e Cidade Sul, onde falou sobre as suas propostas para regularização fundiária. O emedebista pretende entregar mais de 40 mil títulos de terra em Teresina.

Esteve, na noite desta segunda-feira (14), no bairro Piçarreira, reunido com a pré-candidata a vereadora, Socorro da Pontual (MDB), pastores e fiéis da igreja evangélica falando sobre a necessidade de mais assistência às comunidades carentes.

Em apoio à pré-candidata a prefeita de Timon, professora Socorro, Dr. Pessoa esteve, na noite de terça-feira (15), na Convenção do MDB no município, que homologou a candidatura da chapa formada pelo MDB, PMB, Progressistas e Democracia Cristã. Na oportunidade, falou sobre o trabalho integrado entre as cidades vizinhas, com o olhar voltado para a desconstrução de qualquer preconceito ou barreira que possa existir entre os municípios.

O candidato visitou, nesta quarta-feira (16), comunidades dos bairros Santo Antônio, Porto Alegre e Vila Irmã Dulce, zona sul da capital. Ele esteve acompanhado do ex-ministro João Henrique e dos candidatos a vereador pelo MDB, Luiz Lobão e José Nito.

Segundo Dr. Pessoa, os gestores têm a obrigação de dar dignidade às famílias de Teresina. “Os moradores dessas comunidades mais distantes estão cansados de acreditar em falsas promessas. A falta de estrutura só se agrava e os gestores não podem ficar de braços cruzados. Precisamos dar dignidade à essas pessoas por meio da mobilidade, regularização fundiária e saúde”, afirmou.

Ele esteve, na noite de quinta-feira (17), reunido com moradores do bairro Monte Verde, Cabral e Angelim, onde falou sobre a necessidade de assistência aos idosos. Ele esteve acompanhado dos candidatos a vereador pelo MDB, Zé Nito e Jeová Alencar.

Segundo Dr. Pessoa, os idosos de Teresina estão abandonados. “Não existe mobilidade para os idosos, tampouco cuidados básicos e tratamento médico adequado, pois acham que não vale a pena gastar com uma pessoa de idade avançada. É um absurdo o descaso e nós vamos mudar essa situação com infraestrutura nas ruas e com o Centro de Valorização do Idoso”, afirmou o candidato.

Na noite de sexta-feira (18) o candidato a prefeito ouviu as reivindicações dos moradores da Taboca do Pau Ferrado, zona rural de Teresina. Dentre tantas, a melhoria do transporte público é umas das principais necessidades. O emedebista também esteve no bairro Monte Castelo, onde a população compartilha do mesmo desejo. Ele esteve acompanhado dos candidatos a vereador, Jeová Alencar e Martha Fernanda.

O plano de governo de Dr. Pessoa conta com projetos voltados ao transporte, dentre eles, a construção de dois novos Terminais Rodoviários, interligando a zona rural e zona urbana. O objetivo é atender as reais demandas de passageiros e de ônibus em regiões de maior urgência e necessidade.

O candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), esteve neste sábado (19), com o candidato a vereador de Teresina, Daniel Carvalho (MDB), em visita à zona rural para conhecer um projeto assistencial que beneficia cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade.

Redação