GeralLocalmanchetesPolítica

HUT completa 15 anos como referência pública de alta complexidade

A maior emergência pública do Piauí, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), comemora nesta sexta-feira, 5 de maio, 15 anos de funcionamento. Desde sua abertura em 2008, foram realizados mais de 967.654 atendimentos de urgência. Além disso, foram feitas mais de 198.698 cirurgias, e com isso, já são quase um milhão de vidas salvas.

Para celebrar a data, houve uma celebração religiosa em um momento de agradecimento com o pastor servidor da unidade, Isaac Melo, e o tradicional corte de bolo. A programação incluiu a apresentação de um vídeo documentário com a história da unidade e uma galeria em homenagem aos diretores gerais da unidade que deixaram sua colaboração efetiva para transformar o HUT em um centro de referência pública em saúde na região entre rios.

“Pensamos nesta galeria como uma merecida homenagem para demonstrar a eles o quanto são importantes para o HUT se manter como uma unidade de ponta em alta complexidade” destacou o atual diretor-geral do HUT, o médico Anderson Dantas.

A galeria está localizada na sala de reunião, no final do corredor de acesso à Diretoria Geral. Nela estão expostos os retratos dos oito diretores que ocuparam o cargo desde a abertura até o tempo atual.

O evento foi prestigiado pela direção, servidores, o vereador Capitão Roberval e gestores da FMS, como o atual presidente, Ari Ricardo, Dra. Clara Leal e Sâmia Vieira, diretora de RH, Roberta Berté, Célia Santiago, Nadia Spindola e diversas autoridades da Fundação.

Ari Ricardo, o novo presidente da FMS empossado ontem (4), reforçou através de números o protagonismo do HUT  na assistência à saúde da população.

O HUT, que atualmente possui 375 leitos divididos em 313 enfermarias, 35 UTIs adulto, 10 UTIs infantil, 17 semi intensivos e 9 salas cirúrgicas, cumpre um papel fundamental também na construção do perfil dos trabalhadores da área da saúde, permitindo que alunos universitários de cursos da saúde possam utilizar a estrutura e corpo técnico para aprender e se capacitar. “É um lugar que forma pessoas, é uma escola. Dá muito orgulho e prazer”, enfatizou Italo Costa, preceptor médico e diretor técnico da unidade.

Além disso, se consolidou como um importante centro de captação para transplantes de órgãos e tecidos a Central de Transplantes do Estado do Piauí, que coloca o HUT como a maior referência em captação de órgãos e tecidos, responsável por mais de 50% das doações que acontecem no Piauí.

A unidade, mantida pela Prefeitura de Teresina e gerenciada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), chega aos 15 anos como um protagonista dos avanços na área da saúde pública de Teresina, com serviços de Ortopedia, Traumatologia, Bucomaxilo facial, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Cirurgia Vascular, Urologia, Neurologia, Neurocirurgia, Cardiologia, Nefrologia, Cirurgia Plástica restauradora, Tratamento de Queimados, Laboratório clínico, Endoscopia terapêutica avançada, Hemodiálise, Hemoterapia, Terapia Enteral e Parenteral.

Fonte: HUT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo