O avanço na qualidade da educação piauiense, referendado em diversos indicadores, como a posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre os dez melhores do país no ensino Médio, passa pela promoção de ações com base em dados e planejamento para uma oferta qualificada da educação básica.
Nortear o trabalho a ser desenvolvido pela rede estadual de Educação é tema do Seminário: Uso de evidências para o avanço da educação do Piauí, que acontece no Hotel Blue Tree, em Teresina (PI), nesta terça (06) e quarta-feira (07), promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco.
Segundo o secretário da Educação, Ellen Gera, a programação prevê a discussão de eixos fundamentais para o mapeamento de demandas a partir do trabalho realizado e das evidências disponíveis na rede.
“O Seminário tem diversas frentes a serem discutidas, como o planejamento, definição de metas e reconhecimento da importância das evidências, pois a gestão pública se faz com dados e projeções de resultados que afetam a vida das pessoas. A pandemia teve impacto sobre as nossas ações e a habilidade para fazermos adequações neste momento de crise e só conseguimos por termos informação, gestão e trabalho coletivo”, lembrou o gestor.
Liderando a agenda de transição na área da Educação, Washington Bandeira, que deve assumir a pasta em 2023, pontuou a importância do trabalho desenvolvido na evidência dos dados para o alcance dos resultados projetados para a educação.
“Este seminário não é um fechamento de um ciclo, mas na verdade a continuidade de uma ideia, pois muito se avançou em termos de política pública baseada em dados, de modelo de gestão, e de resultados aqui apresentados. Muito se progrediu na área de gestão conectada com ensino, com a parte pedagógica e com uma atividade fim. Iremos acelerar e alcançar resultados propostos que vão elevar ainda mais a nossa educação do Piauí”, enfatizou.
Entre os temas a serem discutidos nos dois dias de evento estão: a garantia constitucional da Educação Básica; financiamento da Educação Básica na Constituição Federal; aspectos centrais da LDB e suas relações com o financiamento da Educação; Plano Nacional de Educação; a nova Lei do Fundeb – principais mudanças e desafios vindouros; e outras fontes de financiamento, entre outros.
Gabriel Medina, coordenador de implementação do programa Jovem de Futuro no Piauí, destaca o empenho dos profissionais que resultaram na elevação dos índices educacionais do Estado. “Esta é uma agenda importante para o público piauiense que teve um trabalho árduo no desenho de processos envolvendo áreas pedagógicas, estatística, financeiro, informática e áreas da engenharia e demos passos significativos. Estas são áreas voltadas para o pedagógico, que funcionam como garantidoras do trabalho na sala de aula, pois queremos uma gestão técnica baseada em dados, mas que, no final, mude a vida das pessoas. O Piauí teve um bom resultado no Ideb e temos muito a avançar transformando a vida dos jovens piauienses”, pontuou.
A atividade tem como público-alvo os servidores da área técnica lotados na sede da Secretaria e nas Gerências Regionais. Na Capital, eles participam presencialmente, já os servidores do interior acompanham o evento de forma on-line, via Youtube do Canal Educação.
Fonte: Seduc