No sábado, 27 de agosto, foi comemorado o Dia do Psicólogo. A figura do profissional nas Equipes Multiprofissionais tem sido efetivamente um suporte socioemocional para a saúde mental, resultando nos bons índices de aprendizagem do alunado piauiense. Em meio ao cenário de propor o autocuidado, refletir sobre dores, angústias e o bullying, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) está atenta à demanda dos serviços de acolhimento e acompanhamento das vulnerabilidades socioemocionais.
A Psicóloga da UGIE, Raquel Guedelha Carvalho, relaciona as diversas frentes de atendimento oferecidas pela Rede estadual de ensino.
“A presença do psicólogo no espaço escolar é importante e necessária pois este profissional promove o bem-estar socioemocional da comunidade escolar. Através da identificação de queixas e situações adversas, o psicólogo busca as múltiplas causalidades, pois ele entende que a escola funciona de maneira sistêmica, ou seja, um problema específico pode acabar atingindo todo o subsistema e as pessoas que fazem parte dele. O psicólogo escolar busca escutar, acolher e incentivar os alunos, pais, professores, gestores e demais funcionários a participarem ativamente da construção de um espaço escolar de qualidade e saudável para todos que compõem o sistema”, esclareceu a profissional.
Ações individuais e coletivas
A Seduc/PI lança mão de estratégias individuais e coletivas para conseguir garantir uma boa saúde mental nas instituições.
Os estudantes têm acesso aos profissionais da psicologia, através das equipes multiprofissionais de cada Gerência Regional de Ensino. Tais profissionais desenvolvem projetos nas escolas jurisdicionadas às GRES, além de realizar escutas e encaminhamentos à rede protetiva (saúde, assistência e segurança) quando necessário.
“É importante ressaltar que os psicólogos das equipes multiprofissionais não realizam atendimento clínico, a prática dos 41 psicólogos (GRES/UGIE/UNEA) possui um viés pedagógico com foco nas ações preventivas”, informou a psicóloga.
O acompanhamento escolar, no formato de caravana, envolve a ‘Educação Pela Vida’, que busca sensibilizar a comunidade escolar para a importância da valorização da vida, trabalhando três eixos: arte-educação; articulação da rede protetiva, capacitação dos comitês escolares de mediação de conflitos e oficina da vida. Além de escutas qualificadas com psicólogos e assistentes sociais.
O projeto Estudar Pode Ser Leve é dividido nos quadros: Dia de Papear, que usa a ferramenta do diálogo no formato de Live; Gente que inspira; Se Liga na Ideia; e Conectando ideias, todos com a participação efetiva dos estudantes e profissionais em produções que reforçam as as habilidades artísticas, culinárias, artesanais, etc.
As ações do projeto obtiveram boa resposta da audiência e foram inseridas na programação das aulas transmitidas pelo Canal Educação.
“A receptividade é satisfatória. No Projeto Educação Pela Vida, por exemplo, a nossa equipe realiza uma pesquisa de satisfação, onde os estudantes respondem de forma anônima, dando o feedback que precisamos sobre as nossas ações. No Dia de Papear, conseguimos interagir com os estudantes através do chat das plataformas do canal educação. Geralmente eles fazem perguntas ao profissional que está palestrando ao vivo ou fazem sugestões sobre temas de interesse” destaca a psicóloga, Raquel.
As escolas recebem, ainda, a capacitação presencial com as equipes multiprofissionais de todas as GREs visando à melhoria do Clima Escolar, trabalhando as práticas do psicólogo, assistente social, psicopedagogo e apoio jurídico no contexto escolar.
São desenvolvidas as atividades ‘Desconstruindo Armários’, projeto que buscar capacitar os profissionais das equipes Multiprofissionais a identificar violências e acolher demandas LGBTQIA+ na educação e a Formações em Mediação de Conflitos para equipes multiprofissionais.
“É realizada a formação em Mediação de Conflitos, para capacitar os comitês que são formados dentro das escolas. Nos comitês, são ensinados conceitos e técnicas de mediação de conflitos escolares, visando a prevenção e resolução destes, que prejudicam o processo educativo nos quais envolvam educandos e profissionais da educação. Por conta da pandemia, os Comitês estão passando por reformulação e formação continuada sobre sua atuação no espaço escolar”, detalhou Raquel Guedelha.
Apoio Socioemocional na pandemia
Em 2020, no período da pandemia de covid-19, foi lançado o projeto ‘Estudar Pode Ser Leve’, que tem parceria com o Canal Educação, e foi idealizado para minimizar os impactos causados pelo isolamento social.
O objetivo era, e continua sendo, contribuir com a saúde física e mental dos estudantes e seus familiares, professores, gestores e demais profissionais da rede estadual de ensino. As ações do projeto foram inseridas na programação do canal educação e consistem na troca de informações, interação, palestras e demais atividades que buscam oferecer um suporte socioemocional para toda a rede. Os quadros do projeto visam deixar as aulas mais dinâmicas e leves.
Além do Estudar Pode Ser Leve, durante a pandemia, as psicólogas da equipe da UGIE e das GRES fizeram o Plantão de acolhimento, que consiste na escuta qualificada.
“Buscamos acolher os alunos/profissionais no tocante a queixas escolares, prestando suporte socioemocional que podem evitar um impacto nos processos educativos, através de encontros individuais em uma plataforma digital de preferência do aluno/profissional e, após, realizamos encaminhamentos de acordo com a necessidade para a Rede socioassistencial”, enfatizou a profissional.
Fonte: CCom