O Drive Thru da Coleta Seletiva foi um sucesso! Com a participação de mais de 300 pessoas, foram recolhidos cerca de 1.000 quilos de material reciclável, que serão enviados para as cooperativas cadastradas pela Prefeitura de Teresina.
“Ficamos felizes com o resultado, principalmente pela participação popular, que foi significativa. Espero que tenhamos conseguido conscientizar a população e que a coleta seletiva ganhe força”, comemora o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira.
O Drive Thru da Coleta Seletiva foi realizado duas vezes neste mês de agosto. A primeira, dia 13, foi no Parentão, zona Sul de Teresina, e resultou no recolhimento de 261 quilos de material reciclado. A segunda vez foi dia 20, no Parque da Cidadania, Avenida Miguel Rosa, onde foram recolhidos mais de 800 quilos.
Pontos de recolhimento
Atualmente, Teresina tem 21 pontos de coleta seletiva espalhados por todas as zonas da cidade. Os materiais recolhidos são: papéis, plásticos, metais e vidros. Cada material tem sua lixeira específica.
Periodicamente, um caminhão da empresa CTA faz a retirada dos resíduos e entrega nas cooperativas. Lá, os resíduos são transformados em novos produtos e garantem a renda de várias famílias.
Coleta em condomínios
O secretário da Semduh lembra ainda que os condomínios podem aderir à coleta seletiva de forma totalmente gratuita. Basta entrar em contato com os seguintes números: (86) 9.8130-7739, que atende as zonas leste e norte, e (86) 9.8104-6786, que atende as zonas sul e sudeste.
“Quando o síndico do condomínio liga, nós enviamos uma equipe para explicar todo o funcionamento. Nesse encontro, fica acordado um dia fixo para a coleta, que depende da demanda do condomínio. Cada morador separa e ensaca seus resíduos limpos dentro de sua residência e depois leva para a lixeira específica, no local indicado pelo síndico, separada do lixo orgânico”, detalha Edmilson Ferreira.
Coleta em empresas e escolas
A Prefeitura de Teresina também faz a coleta seletiva gratuita em escolas e empresas. São recebidos livros, cadernos, revistas, jornais, envelopes, folders, panfletos, cartões, papéis impressos, caixas de papelão e outros materiais similares. Além de evitar o acúmulo de resíduos no interior dos estabelecimentos, a vantagem para os proprietários é também financeira, pois a atitude gera redução na taxa de lixo.
“Ou seja, quando você faz a coleta seletiva, todos saem ganhando porque você ajuda o meio-ambiente, tornando-o mais limpo, ajuda as famílias sustentadas pela cooperativa, gera emprego e ainda tem a compensação financeira. Fazer parte disso é uma questão de cidadania”, declara o secretário Edmilson Ferreira.
Confira o local dos 21 Postos de Entrega Voluntária (PEVs)
1 – Marechal Castelo Branco
2 – Praça Nossa S. de Fátima
3 – Praça da Igreja Católica do Bairro Morada do Sol
4 – Supermercado Carvalho Mercadão
5 – Praça do Bairro Vermelha (Praça N. Sra de Lourdes)
6 – Lagoas do Norte
7 – Encontro dos Rios
8 – Ponte Estaiada
9 – Supermercado Carvalho da Av. Barão de Gurguéia
10 – Praça da Telemar – Bairro Mocambinho
11 – Praça da Igreja católica do Bela Vista I
12 – Praça das Palmeiras
13 – Praça do TRE
14 – Praça das Violetas
15 – Praça Honorato Julião, Avenida Nações Unidas
16 – Praça Nossa Senhora Imaculada Conceição – Bairro Morada Nova
17 – Praça Cultural do Bairro Dirceu I – Av. José Francisco de Almeida Neto – Dirceu I
18 – Praça do Marquês, Rua Des. Pires de Castro – Bairro Marquês
19 – Rua Salomão Said, em frente a Igreja São João XXIII e São João Batista – Bairro São João
20 – Espaço Rosa dos Ventos
21 – Praça Santa Rita, rua Farm. Acrísio Sampaio – Vale do Gavião
Fonte: Semcom